Esta tela foi levada para Espanha por um duque de Medinaceli, uma das mais poderosas famílias nobres do país vizinho, e passou por várias colecções particulares ao longo dos séculos perdendo-se a identidade do pintor e acumulando-se a sujidade. Tudo mudou quando há uns anos o proprietário a quis vender e contactou a Sotheby's. Foram os peritos desta reputada leiloeira, que consultaram também os maiores brueghelianos, que chegaram à conclusão de que se tratava realmente de um Brueghel desconhecido até então, interessando o Museu do Prado que comprou a tela já este ano por 7 milhões de euros.
E o santo, à direita, observa a inebriação e o furor causados pelo vinho novo.
Muito bonito.
ResponderEliminarBom dia de S. Martinho!:)
A vinheta é muito sugestiva. Parabéns.
ResponderEliminarNão me lembrava deste quadro, de que obviamente gosto. E da vinheta também, mas vou apreciá-la devidamente logo à noite. Assim as castanhas prestem.
ResponderEliminarM.R. : Penso que ainda nem sequer foi pendurado nas paredes do Prado, já que foram demoradas as perícias, limpeza e testes. Mas, segundo li no site do Prado, é possível que fique junto ao Jardim das Delícias do Bosch e ao Triunfo da Morte também do Brueghel.
ResponderEliminarA ver numa próxima ida a Madrid.