Salvador Dali : "Geopoliticus Child Watching the Birth of the New Man"(1943)
Sobre o caos em que se tornou o ensino universitário abateu-se o chamado processo de Bolonha, obcecado pela uniformização, baralhando os títulos e graus, e eivado por uma pedagogia simplista. O primeiro acto de qualquer governo com um mínimo de sensatez tem de ser a revogação das abstrusas disposições desse pseudo-acôrdo feito à revelia de professores e investigadores, que não tiveram a coragem de o rejeitar e se sujeitaram a passar sob as forcas caudinas.
Vitorino Magalhães Godinho, Os problemas de Portugal, os problemas da Europa, 2.ª ed., Lisboa, Edições Colibri, 2010, p. 62.
Totalmente de acordo.
ResponderEliminarNão me parece é que se vá assistir ao nascimento de nenhum "homem novo", no que a expressão quer dizer. Só retrocesso.
Um belo Dali.
ResponderEliminarO objectivo de Bolonha era o renascer de um homem novo, pelo novo ensino. Mas o resultado nem sempre é o esperado. Com Bolonha deu m....!
ResponderEliminarOs números, os números...
ResponderEliminarOs números e o vil metal. Em vez de cabeças pensantes, as universidades passaram a formar operários. Um desastre...
ResponderEliminar