A 15 de Fevereiro de 1981 falecia Karl Richter aos 54 anos. Com o desaparecimento do grande maestro, terminava uma era única do pós-guerra em que a cidade de Munique detinha o estatuto inquestionável de capital mundial da obra de Bach.
Dirigente do Coro e da Orquestra Bach de Munique e professor catedrático na Faculdade de Música e Teatro, Richter foi um dos maiores intérpretes da História da música clássica, no que se refere ao espólio musical do compositor de Eisenach. Alguns registos continuam referência universal, entre eles, a gravação da Missa em Si Menor num concerto realizado em Tóquio em 1969.
Grandes nomes do canto lírico alemão acompanharam Richter, tais como Fritz Wunderlich, Hermann Prey, Gundula Janowitz e Elisabeth Grümmer.
Grandes nomes do canto lírico alemão acompanharam Richter, tais como Fritz Wunderlich, Hermann Prey, Gundula Janowitz e Elisabeth Grümmer.
Interessante esta memória.
ResponderEliminarBoa noite, Filipe!
Boa tarde: vinha colocar-lhe uma dúvida. Por ocasião da morte de Karl Ritcher, o maestro Leonard Bernstein dirigiu um concerto de homenagem a K. Ritcher onde foram tocadas várias das Cantatas de Bach. Poderia indicar-me quais foram? Seria possível dizer-me qual foi o reportório desse concerto? Para me responder, poderia escrever para "pmartins.pm@gmail.com" Sou professor no curso de Som e Imagem do Instituto Polit. de Leiria e tinha muito interesse em saber o que foi tocado numa ocasião tão especial como essa.
ResponderEliminarMuito obrigado
Paulo Miguel