quinta-feira, 12 de maio de 2011

A Trieste de Magris - 2

Nesta parede, três quadros de Giovanni Pagliarini (1809-1878) - Homem comendo massa e feijões, Camponês húngaro fumando tabaco e Pescador de ostras, todos óleos sobre tela, ca 1850, e pertencentes ao Museu Cívico Sartorio, deTrieste.
Uma referência a Jan Morris e à sua passagem por Trieste, que deu origem ao livro Trieste and the meaning of nowhere, do qual retirei esta citação: «The Europe of my dreams had never existed, above all because of nationality. If race is a fraud, as I often think in Trieste, then nationality is a cruel pretence. There is nothing organic to it. As the tangled history of this place shows, it is disposable. You can change your nationality by the stroke of a notary’s pen…or find your nationality altered for you, overnight, by statesmen far away.»



Nesta outra parede, da esquerda para a direita:
Giuseppe Tominz (1790-1866) - Filipe Amadeu, Drago (Carlo) Popovich e Dr. Giovanni Gregorio Petrovich, todos óleos sobre tela, ca 1830, e pertencentes ao Museu Cívico Revoltella, de Trieste.

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