A história foi contada por um oficial da marinha. Numa certa viagem antes da largada do porto russo de Roskopf os marinheiros aproveitaram os últimos momentos para fazerem compras. E não resistiram a uns relógios de nome estranho mas de aspecto atractivo e baixo preço, que para surpresa geral deixaram de trabalhar no dia seguinte. Um marinheiro mais afoito resolveu abrir um deles e descobriu que o relógio não tinha mecanismo. Apenas um "cabelo" que movimentava os ponteiros durante cerca de 24 horas (o tempo necessário para evitar reclamações). Estes relógios ficaram associados ao nome do porto e todos os artigos de má qualidade passaram a ser designados por "roscofe".
Desculpará MLV, mas Roskopf (1813-1889) foi um alemão, naturalizado suíço, que fabricou um bom relógio a baixo preço.
ResponderEliminarhttp://en.wikipedia.org/wiki/Georges_Frederic_Roskopf
http://www.musketeer.ch/watches/roskopf_linkssekunde.html
Hoje são relógios de colecção e acho que atingem preços loucos.
ResponderEliminarMuito obrigado, MR, pela correcção. É o que dá confiar em muita da informação que veícula na net! Li a informação num portal de curiosidades algumas das quais já conhecia e estavam correctas. Vou espreitar os sites que recomenda.
ResponderEliminar:)
ResponderEliminarMR, foi interessante verificar que Roskopf idealizou fabricar relógios baratos mas de boa qualidade para a classe trabalhadora. Mas havia um senão: o "Sistema Roskopf" ou seja, o mecanismo dos seus relógios não era de fabrico industrial e também não era muito bem acabado. Na época também surgiram várias imitações de péssima qualidade com nomes parecidos a Roskopf.
ResponderEliminar