domingo, 23 de outubro de 2011

Carta de Istanbul - 1

Istiklal Caddest pelas 18:00

Desta vez fiquei numa zona da cidade que conhecia bastante mal - Taksin; só cá tinha vindo, a esta zona, de noite, por duas vezes, para uma casa de espectáculos.

E Taksin é na verdade (julgo eu) o coração de Istanbul Europeu. A sua Istiklal Caddest (Avenida da Independência) é uma rua que nunca para, com comércio aberto 24 horas, sobre 24 horas. Dizem que nela passam 3 milhões [sic], três milhões de pessoas por dia. São três km que já fiz várias vezes, nos diferentes dias. Liga o bairro gótico medieval (Gálata) até à Praça Taksin (onde se encontra o grande monumento a Ataturk) que continua  a ser tema de conversa e de referência constante nos lugares mais ilustrados.
Nesta avenida encontra-se desde o Consulado de França, a várias Embaixadas, algumas das melhores lojas, mesquitas e até, a Igreja Católica dedicada a Santo António, sim o nosso, que vai merecer um post. separado.

Quase que não se nota diferença, no que diz respeito ao movimento de pessoas, entre a tarde e a noite.

Istiklal Caddest pelas 02:00 da manhã


2 comentários:

  1. Há instantes, ouvi na rádio que tinha havido um sismo na Turquia. Espero que nada lhe tenha acontecido. Uns óptimos dias em Istambul, uma cidade maravilhosa!

    ResponderEliminar
  2. Sim, infelizmente houve. Mas não chegou a Istanbul; contudo as imagens que chegam, via televisão, são uma tristeza.

    ResponderEliminar