... o belinógrafo? Eu nunca tinha ouvido falar, tendo-o descoberto por mero acaso num Maigret de 1952. Toca a googlar, porque não chegam lá pela foto nem pelo nome da coisa. Garanto que surpreende.
Belinógrafo - «Aparelho inventado por Eduardo Belin e que, utilizando as comunicações telegráficas com fios, pode transmitir, a enormes distâncias, originais fotográficos. Estes, em prova de papel, são percorridos minuciosamente por uma célula fotoelétrica, cujas vibrações o fio transmite a outra idêntica colocada no recetor, inpressionando ali um papel sensível com a reprodução (belinograma) absolutamente exata do original. Esta transmissão é do mais extraordinário interesse para as fotografias destinadas a jornais e na identificação criminal.» (GEPB)
Mais tarde vou procurar. :)
ResponderEliminarBelinógrafo - «Aparelho inventado por Eduardo Belin e que, utilizando as comunicações telegráficas com fios, pode transmitir, a enormes distâncias, originais fotográficos. Estes, em prova de papel, são percorridos minuciosamente por uma célula fotoelétrica, cujas vibrações o fio transmite a outra idêntica colocada no recetor, inpressionando ali um papel sensível com a reprodução (belinograma) absolutamente exata do original. Esta transmissão é do mais extraordinário interesse para as fotografias destinadas a jornais e na identificação criminal.» (GEPB)
ResponderEliminarTambém fui espreitar e achei interessantíssimo.
ResponderEliminar