sábado, 14 de julho de 2012
Bordado de Castelo Branco
O blogue de uma leitora assídua do Prosimetron, moradora em Castelo Branco, celebra hoje o seu aniversário. Não tenho comigo o meu "banco" de imagens e de dados. Mas tinha, na memória do portátil, este pormenor de um bordado de Castelo Branco. Não sei a origem, só sei que o guardei em 7-07-2011.
Parabéns, Isabel!
Jogos Olímpicos de 1912
Francisco Lázaro morreu depois de participar na prova da Maratona, em Estocolmo. A prova foi a 14 de Julho. Morreu na madrugada do dia seguinte. Tinha 24 anos e caiu ao km 29.
Francisco Lázaro (Lisboa, 21.01.1888 - Estocolmo, 15.07.1912)
100 anos depois... observem-se as ligas que seguravam as meias...
ainda não se tinha aplicado o elástico nas meias.
«Ler é o melhor remédio» - 3
Mary Cassatt - Jovem rapariga lendo
Trad. de Adolfo Casais Monteiro.
Vila Nova de Famalicão: Quasi, 2008
É este livro de Tolstoi que estou a reler (na edição de cima), depois de ontem ter falado nele. A primeira vez que o fiz foi na edição, cuja capa está reproduzida em baixo.
John, chauffeur russo
Max du Veuzit, pseudónimo de Alphonsine Simonet (1876-1952), é o(a) autor(a) de John, chauffer russo, publicado em Paris, em 1931.Foi o único livro que li desta autora que publicou mais de 15 romances.
Parece que continua a vender. Pelo menos, Ana Sá Lopes escreveu numa crónica sobre a Feira do Livro de 2006: «E a Vanessa? Sim, já foi à feira. Veio de lá com o John, chauffeur russo, de Max du Veuzit. O John está vivo, é reeditado, aparece em todas as feiras com a saúde dos livros fininhos de culinária da Rosa Maria.» (Diário de Notícias, 2 jun. 2006)
Lembro-me de me terem comprado a edição de baixo 8que já não tenho, ou está nalgum caixote) numa Feira do Livro.
Para Miss Tolstoi, que ontem esperava um John, chaffeur russo. Apareceu? E que tal?
Gustav Klimt, 150º Aniversário!
Após ter visto no Google aqui está a minha escolha para celebrar a efeméride.
Gustav Klimt, Idílio, 1888
Óleo sobre tela, 75 x 75 cm, Historisches Museum, Viena.
Para a Isabel um beijinho especial.
Parabéns, Isabel!
Steinlen - Baile no 14 de julho em Paris
Raoul Dufy
Pessoas celebrando o 14 de julho e umas flores, porque o seu http://palavrasdaquiedali.blogspot.pt/ faz hoje um ano. :)
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Sexta-feira, 13
Sexta-feira, 13, é o dia apropriado para visitar a Exposição Lux in arcana - l’Archivio Segreto Vaticano si rivela que se encontra nos Museus Capitolinos, em Roma. Um sacrifício económico que é compensado pela qualidade da documentação exposta. Aqui se encontram dois dos documentos, preciosos, do processo conduzido pelo Papa, entre 1308-1311, que levou à condenação dos membros da Ordem do Templo, que fora extinta, em França, numa sexta-feira, dia 13 (do mês de Outubro de 1307). A absolvição sacramental (Pergaminho de Chinon), [Agosto de 1308], que transferia todo o processo para a alçada papal e caso fossem relapsos, depois de absolvidos, seriam condenados à fogueira. O segundo documento é o processo que se lhe seguiu, começado a 22 de Novembro de 1309... O documento, em rolo, mede apenas 60 metros...
A exposição visa comemorar o Quarto Centenário da fundação do Arquivo Secreto do Vaticano. É uma forma de dizer que se torna o invisível, visível... (como se fosse possível transformar 85 Km lineares de documentos numa exposição) ... mas dá uma ideia, valiosa, do que por lá se conserva.
4º Festival das Artes
Começa hoje o 4º Festival das Artes de Coimbra. O tema deste ano é dedicado a viagens.
Programa e imagem daqui.
Um dia feliz, Miss Tolstoi!
E duas capas de 13 de julho(s) já antigos.
«Exhilaration», capa de Norman Rockwell
13 jul. 1935
Kennedy na visita ao México
13 jul. 1963
«Ler é o melhor remédio» - 2
1890
Capa de Norman Rockwell
A propósito do tema escolhido para a Feira do Livro que amanhã o Bairro dos Livros realiza no Porto.
Edward Hopper - Compartment C, Car 293, 1938
Jessie Willcox Smith - Mãe e filhos a ler
Em geminação com a Livraria Lumière.
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Happy birthday, João Soares
Uma pequena lembrança para o João Soares londrino, lançada por uma marca inglesa de renome, por ocasião do Jubileu de Diamante de Isabel II.
Happy birthday!
Que horas eram?
Fotografia do roteiro Veneza Tesouro e Arte
Seria noite? O dia já se tinha levantado? A enfermeira veio e deu-lhe uma injecção. Pessoa já não sentia dor do lado direito. Estava agora numa paz estranha, como se um nevoeiro tivesse descido sobre ele.
Os outros, pensou, agora viriam os outros. É claro que queria despedir-se de todos antes de partir. Mas havia um encontro que o angustiava, era o encontro com o Mestre Caeiro. Porque Caeiro vinha do Ribatejo e tinha uma saúde tão frágil, Como viria ele a Lisboa, talvez de caleche? É verdade que Caeiro já tinha morrido, mas estava ainda vivo, viveria eternamente naquela casinha branca de cal do Ribatejo de onde olhava com um olhar implacável a passagem das estações, a chuva invernal e a canícula do verão.
Antonio Tabucchi, Os Últimos Três Dias de Fernando Pessoa, Lisboa: Quetzal, 1995, p.29.
Obrigada Cláudia!
João Soares parabéns de Lisboa!
Com um forte abraço, uma versão tropicla de "Lisboa Menina e Moça", com todos os votos possíveis.
Parabéns, João Soares!
Parabéns, João! Um dia feliz.
Do sótão um achado para um cinéfilo.:)
Broadway is a tough, tough arena for singing.
Julie Andrews, daqui.
quarta-feira, 11 de julho de 2012
London, the city of 2012: Mitford Sisters, 1932
Esta imagem mostra-nos três das seis irmãs Mitford: Unity, Diana e Nancy. As manas, aqui captadas em pose tipicamente altiva durante um casamento da alta sociedade londrina em 1932, seguiram caminhos diferentes: Nancy tornou-se numa célebre escritora. Unity e Diana partiram para a Alemanha nesse ano, em grande admiração por Adolf Hitler. Em 1933, integraram a delegação britânica no “Congresso” do partido nazi em Nuremberga, onde conheceram pessoalmente o Führer. Diana Mitford decidiu casar-se com Oswald Mosley, após uma relação de quatro anos, e as bodas decorreram em casa de Joseph Goebbels em 1936. Hitler, único convidado, ofereceu ao casal uma moldura com o seu retrato.
Imagem: Hulton Archive
Imagens raras de Londres para o Filipe
Com 24 horas de atraso, os meus votos de parabéns para o nosso Filipe! E como está muito dedicado a Londres estas belíssimas imagens são para ele. Fazem parte de uma grande exposição sobre fotografia realizada em 2009 pelo Museu Britânico. A chegada de um hipopótamo egípcio a motivar o interesse dos londrinos, obras na Trafalgar Square, um pormenor do porto de Londres ou um conjunto de trabalhadoras na revelação de fotografias Kodak são algumas das cerca de 250 imagens que integraram a exposição e que contam 170 anos da quotidiano de Londres.
Lisboa no top 10 de destinos a conhecer
Imagens panorâmicas de algumas das paisagens mais emblemáticas de Lisboa estão agora à distância de um clique. Em www.visitlisboa.com na secção com o nome Panoramic Views existe uma lista das imagens que podem ser visualizadas a 360º permitindo assim ao espectador ter um papel interactivo com o que vê como se tratasse de uma visita (virtual).
A este propósito, Lisboa agrada a mais de 90% dos turistas que a visitam. Como eles descrevem a capital portuguesa: 96% acham-na um destino com História; 95% acha que a cidade deve ser apreciada ao ar livre; 92% afirma que causa sensações e 90% assegura que deve ser reconhecida pela sua capitalidade. Ainda 78% dos inquiridos coloca Lisboa no top 10 de destinos a conhecer.
A este propósito, Lisboa agrada a mais de 90% dos turistas que a visitam. Como eles descrevem a capital portuguesa: 96% acham-na um destino com História; 95% acha que a cidade deve ser apreciada ao ar livre; 92% afirma que causa sensações e 90% assegura que deve ser reconhecida pela sua capitalidade. Ainda 78% dos inquiridos coloca Lisboa no top 10 de destinos a conhecer.
O Manto
Homenagem do Museu Machado de Castro à Rainha Santa Isabel:
O Manto da Rainha
Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra
"São rosas, Senhor"
Nuno Teotónio Pereira recebe Árvore da Vida
O arquiteto Nuno Teotónio Pereira vai hoje receber o Prémio Árvore da Vida,
escultuar de Alberto Carneiro,
na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, uma obra sua e de Nuno Portas, Vasco Lobo, Vasco Figueiredo e Pedro Vieira de Almeida. Foi Prémio Valmor 1955.
Parabéns!
terça-feira, 10 de julho de 2012
Pensamento(s)
Il faut se trouver un vice pour ses vieux jours, je choisis l'avarice car cela ne coûte rien.
- Alexandre Vialatte ( 1901-1971 )
Deparei-me com esta reflexão do grande escritor francês, e sinto-me tentado a enveredar por ela...
Para o Filipe
com votos de muitas felicidades e realizações pessoais e profissionais. E aqui lhe deixo um bolo, este Brezel, da sua querida Baviera. Hip urra!
A Família Trapp
Em geminação com a Livraria Lumière por ter à venda o livro de Maria Augusta Trapp que deu origem ao filme A Família Trapp (1956) e mais tarde ao Música no Coração (1965). Lembro-me de ter visto A Família Trapp num Verão, na Parede. Pensava que o filme era a preto e branco. Mais tarde houve uma continuação chamada A Família Trapp na América (1958) que também vi.
E para HMJ que também deve ter visto estes filmes. :)