Maluda foi, sem dúvida, uma das mais importantes pintoras do século XX. Foi retratista, desenhou selos, mas é sobretudo conhecida como pintora urbana - ainda que tenha pintado outras cidades e vilas - a pintora por execelência de Lisboa, as suas casas as suas ruas, os seus típicos quiosques, as suas lindíssimas janelas. Característica muita sua, a luminosidade, as cores vivas, o fascínio pelo geométrico.
Maria de Lourdes Ribeiro nasceu em Pangin, então Estado Português da Índia em 15 de Novembro de 1934 e foi viver para Lourenço Marques, Moçambique, em 1948, tendo aí começado a pintar e onde expôs com um conjunto de pintores, os Pintores Independentes. Em 1963 veio para Lisboa, ao ganhar uma bolsa da Fundação Gulbenkian e entre 1964 e 1967 viveu em Paris e trabalhou na Academie de la Grande Chaumiére. Ao voltar para Portugal expôs na Galeria do Diário de Notícias individualmente e foi a grande exposição individual na Fundação Gulbenkian, em 1973, visitada por mais de 15.000 pessoas, que lhe deu notoriedade. Em 1979 recebeu o "Prémio Nacional de Pintura" da Academia de Belas Artes de Lisboa.
Com os selos, que foi convidada a pintar recebeu vários prémios internacionais. Foi Condecorada pelo Presidentte da República, Dr. Jorge Sampaio, com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique em 1998. Morreu com 64 anos, vítima de cancro, em 10 de Fevereiro de 1999.
Não me lembrava do selo de Sintra; dos dos quiosques, sim.
ResponderEliminarBom dia!
Uma postagem bonita. A fotografia da janela é linda e casou muito bem com a pintura de Maluda.
ResponderEliminarBom domingo!:)
Homenagem merecida e bela postagem
ResponderEliminarConcordo :-)
ResponderEliminar