Ingres (Jean Auguste Dominique) nasceu em 29 de Agosto de 1780 na cidade de Montauban, filho de um pintor de miniaturas, escultor e músico, pelo que teve uma educação artística, entre a pintura e a música, chegando aos 16 anos a ser segundo violino na Orchestre du Capitole de Toulouse, em cuja escola de artes se inscrevera.
Em Paris, para onde foi depois, em 1796, estudou com Jacques Louis- David. Ingressou na école des Baeux-Arts. Recebeu em 1798 o 2º lugar do Prémio Roma e teve obras suas expostas nesta cidade, que obtiveram o maior sucesso.
Casado co a também pintora e música Anne Julie Forrestier foram para Florença a convite do escultor Lorenzo Bartolini, mas sem dinheiro viveram da venda de desenhos aos turistasnos primeiros tempos.
Ainda em Florença, por influencia de uma amigo francês, teve a encomenda de alguns trabalhos e através dele expôs um quadro "Voto de Louis XII" encomendada para a Catedral de Montauban", no Salon de Paris de 1824, com que conheceu finalmente a fama. Antes do fecho do Salon foi condecorado com a Légion `d' Honneur.
Napoleão vestido de Consul
Princesa de Broglie
Josépine-Eléonore de Brassac de Béarn
Perseu e Andrómeda
Regressado a Paris em 1841, continuou a sua carreira, entre elogios e críticas ferozes. É considerado um dos maiores pintores do Séc. XIX francês, sendo muito apreciado como retratista. Morreu em Paris em 17 de Janeiro de 1867,
Édipo e a Esfinge
Fantástico.
ResponderEliminarBoa noite!:)