http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/trabalhadores-do-metro-de-lisboa-em-greve
Li isto num jornal esta manhã: o Metro transportou em 2013 menos 4 milhões de passageiros do que em 2012 e menos 10 milhões do que em 2011. E dava a entender que estes passageiros viajavam à borla. Tretas!
Só quem não anda de Metro - o jornalista do Destak devia fazer umas viagens de Metro a várias horas e em várias linhas - é que pode ficar espantado com isto. Com tantos desempregados e tendo sido retirados os descontos nos passes aos reformados e aos estudantes... Sei de um adulto e duas crianças que usavam passe. Quando acabaram os descontos para as crianças, passaram a andar de carro que lhes fica mais económico.
Até há dois anos eu queixava-me imenso do mau (ou não) funcionamento das escadas rolantes do Metro.
Agora queixo-me de: 1) viajar quase sempre em pé e apertada (devido à redução de carruagens); 2) do intervalo de dez minutos (e mais) que chega a haver entre um metro e o outro. E isto quando há ligações chega a ser uma espera de mais de 20 minutos nos cais, fora as viagens...; 3) de quase diariamente haver atrasos e interrupções (e não estou a falar de greves porque estas são legais) nas linhas do metro: ora é a amarela, ora é a azul, a vermelha ou a verde. E o que faz uma pessoa se tem de estar a determinada hora num sítio? Tem de sair do metro e tomar um táxi. E o bilhetinho do metro já lá ficou porque para o reaver a complicação é mais que muita.
Acresce a isto que €1,40 por viagem e um passe de €35,00 (parece que já aumentou) para a média de salários do nosso país é excessivo.
E que dizer da complicação com o carregamento das várias modalidades de bilhetes no Lisboa Viva? É uma cena kafkiana. Mas também se percebe: assim compra-se mais um cartão e o Metro empocha mais €0,50.
Concordo com muito do que está escrito, até porque sou utente diário do Metro de Lisboa há muitos anos. Mas será que este número de milhões de passageiros a menos tb contabiliza os dias de greve? É que isto começa a ser vergonhoso, receiam os trabalhadores a concessão ou mesmo privatização mas estão a dar todas as semanas bons argumentos a favor delas...
ResponderEliminarEis alguns apontamentos realistas que ajudam a compreender a situação. E os números descendentes.
ResponderEliminarBoa tarde!
Concordo inteiramente com MR. Em minha casa somos 4 e por várias vezes fiz a conta e concluí que andar de carro é mais rápido e económico (até porque trabalho em Sacavém). Para compensar andar de Metro só se vendesse o carro (para não ter de pagar seguro e IUC). Além do mais tenho estacionamento gratuito onde trabalho. Fazem tanta campanha para andarmos de transportes públicos e depois é isto...
ResponderEliminarNem mais! Se o Metro continuasse a transportar os mais 10 milhões de pessoas que transportava em 2011 como seria?
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