Na Biblioteca Nacional de Portugal existem, no espólio de Fernando Pessoa, dois relatos sobre o nascimento de Alberto Caeiro, que se apresentam:
BNP/E3, 21-34
BNP/E3, 21-72
E a informação em ambos é concordante: Caeiro, nasceu a 16 de Abril de 1889, às 13:45' horas.
Parabéns ao meu heterónimo de eleição.:))
ResponderEliminarNa exposição sobre Pessoa, na Gulbenkian, julgo que também estava uma fotografia deste documento.
Boa tarde.:))
Pois eu já tinha referido,anteriormente, num poste da MR, que tudo apontava para que o heterónimo fosse do signo de Carneiro (ou Aries)...
ResponderEliminarRicardo Reis creio que é Balança..:-))
Só que começou a escrita d'O Guardador de Rebanhos a 8 de março de 1914, segundo afirma na carta a Adolfo Casais Monteiro, em que fala dos heterónimos.
ResponderEliminarO Prof. José Manuel Anes tem um livro muito interessante sobre o Fernando Pessoa e o seu fascínio por temas esotéricos.
ResponderEliminarE o Paulo Cardoso e o Pedro Teixeira da Mota tb se dedicaram a essa vertente, mas nunca os li, porque não sou dada a esoterismos.
ResponderEliminarTenho:
ResponderEliminarFernando Pessoa: Cartas Astrológicas / Paulo Cardoso & Jerónimo Pizarro. Lisboa, Bertrand Editores, 2011
É um livro interessante quer pela recolha dos documentos quer pelo enquadramento e estudo. E é curioso ver "Como a astrologia foi determinante na vida e na obra de um dos maiores escritores portugueses".
Era por muitos tratado por "Bruxo"!