sexta-feira, 18 de abril de 2014

A Semana Santa na música renascentista europeia


William Cornysh (1465 - 1523), um dos compositores ingleses mais importantes da viragem para o século XVI, adaptou o texto Woefully arrayed, normalmente atribuído a John Skelton, a uma peça musical para coro que integra o precioso Choirbook de Eton.
Woefully arrayed (revestido de dor) traduz uma meditação profunda sobre Cristo na cruz. Naturalmente muito distante do requinte e da sofisticação próprios da época barroca, esta abordagem está, no entanto, repleta de gestos afetivos que, de forma intensa, relembram ao ouvinte o sofrimento e a dor de Jesus para salvação do homem.
     
Por ocasião do dia de hoje, Sexta-Feira Santa, segue o registo desta obra na interpretação do conjunto Stile Antico.
 


Imagem: pormenor mostrando Maria Madalena no painel da Descida da Cruz de Rogier van der Weyden

1 comentário:

  1. Filipe,
    Uma Maria Madalena lindíssima, das mais lindas que conheço.
    Tudo muito bonito.
    Grata.
    Boa tarde!:))

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