Fiquei a saber pelo Almanaque Bertrand que a ave do ano 2014 é a cegonha-branca. Passa normalmente o inverno em África, mas muitas permanecem o ano inteiro no sul do país.
«O último censo (20049 contabilizou 7684 ninhos de cegonha em Portugal.»
Sabia que é monogâmica, mas não que «mantêm o mesmo ninho ano após ano, compondo-o e aumentando-o em cada ano, podendo este atingir 80 kg de peso e 225 cm de diâmetro.» (p. 67)
Para APS.
Pois ainda há uma semana vi uma cegonha por alturas de Coimbra, quando, aqui há quarenta anos atrás, só conseguia vê-las a sul, a partir de Alcácer do Sal. E gosto muito de as ver...
ResponderEliminarMuito obrigado pela lembrança.
Bom sábado!
Aqui em Castelo Branco há imensas! Alguns anos elas ficam todo o ano.
ResponderEliminarNo último Inverno, penso que se foram embora, pelo menos a maior parte. Já regressaram.
Tinha um ninho, numa chaminé em frente a uma das minhas varandas. Este Inverno tiraram-no e colocaram uma chapa de metal a impedir a cegonha de fazer novo ninho. Ela voltou e andou a rondar, mas deve ter ido para outro local. Tive tanta pena, mas compreendo que os donos do prédio a que pertence a referida chaminé, tenham incómodos que justifiquem o que foi feito.
Acho as cegonhas simpáticas.
Bom sábado!
Não compreendo como é que a taxa de natalidade humana baixa, se existem mais cegonhas transportadoras. Só se é por agora ficarem o ano inteiro... Não fazem a viagem a Paris...
ResponderEliminar:-)
Tb simpatizo com as cegonhas.
ResponderEliminar:)
Bom sábado para todos.