O manuscrito iluminado Description des douze Césars avec leurs figures (Tours, ca 1520), classificado como tesouro nacional francês, foi, ao que parece, uma encomenda de Francisco I.
E para que este exemplar - o único exemplar de três manuscritos praticamente idênticos que pode ainda entrar no património nacional, estando os outros dois exemplares na Suíça e nos EUA - possa entrar na Biblioteca Nacional de França, esta apela a que as pessoas façam doações.
http://www.bnf.fr/fr/acces_dedies/anx_mecenat/a.mecenat_douze_cesars.html
Se a BnF conseguir fazer esta aquisição, e acredito que o vai conseguir, este iluminado estará possivelmente na próxima exposições de raridades.
Sei que por cá não é fácil que as pessoas contribuam para uma causa destas, mas também não custa tentar...
Realmente, não custa nada tentar, mas os nossos mecenas gostam de visibilidade. E a aquisição de um livro ou de um quadro quase passa despercebida do vulgo...
ResponderEliminarBom dia!
Já tenho pensado que a TT e a BN poderiam fazer umas campanhas destas; e mesmo o MNAA: euro a euro poderiam adquirir algo.
ResponderEliminarMiss Tolstoi
Vê-se tanto lá fora, principalmente em Inglaterra.
ResponderEliminarMiss Tolstoi
Pois é, mas neste burgo tem-se sempre medo de fazer má figura... e vergonha de pedinchar. Aqui pedincha-se para todos nós!
ResponderEliminar