Giovanni Battista Moroni (c. 1523 - 1578), já referido nesta plataforma, estará em destaque em Londres a partir do próximo dia 25 de Outubro. A Royal Academy of Arts realiza a primeira exposição abrangente da obra de Moroni em solo britânico. Pretende mostrar a genialidade artística de um dos melhores retratistas italianos do século XVI, mas também trabalhos menos conhecidos junto do público, entre eles, retábulos de altares de igrejas norte-italianas nunca expostos no estrangeiro.
Moroni nasceu em Albino, próximo de Bergamo. Completou os seus estudos em Brescia e Trento, onde, durante o Concílio, estabeleceu contactos com pintores de renome de então. Após o seu regresso a Bergamo, tornou-se no retratista "oficial" da nobreza local. Seguiu o ideal do retrato maneirista, em particular, a obra de Tiziano. No entanto, para além de personalidades da alta sociedade, foram igualmente os artífices da classe média a quem Moroni se dedicou.
A naturalidade da pintura de Giovanni Battista Moroni antecipou o estilo de Caravaggio e, muito posteriormente, o de Manet. Esta exposição mais do que devida terminará a 25 de Janeiro de 2015.
Imagens: Giovanni Battista Moroni, Portrait of a young Lady (1575); Giovanni Battista Moroni, A Gentleman in Adoration before the Baptism of Christ, c. 1555 - 1560;
O retrato de cima é muito belo.
ResponderEliminarMuito bonita esta postagem.
ResponderEliminarBoa noite a ambos!:))