sexta-feira, 1 de maio de 2015

Primavera de 1945 - 4


A 29 de Abril de 1945, tropas americanas libertavam o campo de concentração de Dachau, próximo de Munique. O último comandante, Sturmbannführer Eduard Weiter, fugira dois dias antes da chegada dos aliados para a fortaleza de Itter na Áustria onde se suicidou a 2 de Maio de 1945. 
Construído em Março de 1933, poucas semanas após a ascensão de Hitler ao poder, o campo de Dachau serviria de "modelo" para todos os campos de concentração posteriores. Durante os doze anos de existência, mais de 200.000 pessoas foram presas neste complexo, 41.500 pessoas morreram. 


A cidade de Munique inaugurou ontem, decorridos precisamente 70 anos sobre a sua libertação pelo exército norte-americano e sobre a morte de Hitler, o novo centro de documentação sobre o período nazi. Exactamente no mesmo local na praça Königsplatz onde se encontrava a sede do partido NSDAP, a chamada "Casa Castanha", está agora aberto ao público este centro em forma de cubo branco (imagem Stefan Müller) que pretende ser mais do que um museu com exposição permanente: entende-se como lugar de conhecimento, na tentativa de explicar o papel da capital bávara como berço e bastião do partido nacional-socialista. E como lugar de recordação e apelo contra o renascer de tendências de discriminação, racismo e anti-semitismo.

     

5 comentários:

  1. Fui ver quem é o arquiteto (atelier Georg Scheel Wetzel) porque achei alguma graça ao edifício por fora. Mas espero é que por dentro cumpra a sua função.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  2. Um local a visitar.
    O arquitecto escolheu com alma o edifício.
    Bom dia!:))

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Filipe,
    Actualmente, na segunda década do século XXI, como é que os alemães pensam esta época da sua História?
    Deixo este desafio.

    (Eliminei o anterior comentário para emendar uma gralha)
    Boa tarde. :))

    ResponderEliminar