O Centro de Interpretación Los Universos de Cervantes foi criado pelo município de Alcalá de Henares para comemorar os 400 anos da primeira parte da publicação de D. Quixote de la Mancha, em 2005. O centro foi criado na Capilla del Oidor, Apresenta várias publicações da obra e alguns objectos ligados a ela. Os diferentes objectos são pertença de colecções particulares.
Toro Bravo, Cervantes, 2012
Jogo da Glória com o tema de D. Quixote e banda desenhada
Guillaume Cabasson, (1814-1884), D. Quixote e Sancho Pança
Colecção Vicente SÁnchez Moltó
Fundos bibliográficos do Museo Casa Natal de Cervantes
da obra: Dom Quixote de La Mancha
A primeira (imagem) foi publicada em Portugal em 1605 por Jorge Rodríguez; a segunda edição de 1668
A terceira (imagem) editada em 1751 e a quarta em 1835
Quarta imagem - "Colección de 65 grabados al aguafuerte que contienen escenas del Quijote, a modo de libro ilustrado, realizados por Bartolomeo Pinelli entre 1833 y 1834. Esta colección, numerada y de edición limitada, fue impresa en R. Gentilucci & Cª."
Adorava ter a edição da primeira imagem, é claro, no entanto, já me contentava com a o facsímile desta:
D. Quijote de la Mancha, Madrid
«Facsímil de Don Quijote realizado en 1998 sobre un original japonés de la Biblioteca Nacional (Kyoto, 1936). Pintura coloreada a mano del japonés Serizava Jagaku en la que D. Quijote es retratado como un samurái tradicional japonés en el episodio de la aventura de los leones (Quijote, I, cap. XVII).»
http://www.museocasanataldecervantes.org/fondos-bibliograficos/
Na Gulbenkian
No duplo aniversário da publicação de O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de la Mancha – 410 anos da edição da primeira parte e 400 anos da segunda –, o Museu Calouste Gulbenkian dedicou um olhar particular à obra-prima de Miguel de Cervantes (1547-1616), através dos exemplares na sua colecção, assinalando desta forma o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, que se comemorou a 23 de abril. Link
O [barbeiro], o cura e Cardénio encontram Doroteia vestida de lavrador. [Parte I, cap. XXVIII] | Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616). Les principales avantures de l’admirable Don Quichotte… Planche VII. La Haie : Pierre de Hondt, 1746. Composição segundo desenho de Charles Antoine Coypel, gravada por Jacob van der Schley, 1745. | Museu Calouste Gulbenkian © Fundação Calouste Gulbenkian | Foto: Carlos Azevedo
Ana, que maravilha!
ResponderEliminarEstou encantada! Com tudo...
Passou uns dias maravilhosos...
Um beijinho.:))
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarCláudia,
ResponderEliminarObrigada. No primeiro dia que cheguei a Alcalá visitei os dois espaços Cervantes, o Museu Casa Natal de Cervantes e o Centro de Interpretação de Cervantes.
Os outros dias não tive tempo a não ser para passear na rua, pois às horas disponíveis estava tudo fechado. :))
Beijinho e bom fim de semana. :))
Gostei muito das imagens e da reportagem.
ResponderEliminarObrigada pela partilha, bem interessante.
Boa tarde.
Boa noite, Maria Franco.
ResponderEliminarObrigada pelo seu comentário.
Bom domingo!:))
Eu tb gostei deste post. Tenho um fascínio por estes jogos antigos.
ResponderEliminar