As duas exposições: Vieira da Silva na Capela do Tesoureiro e
escrita íntima - Arpad Szenes- Vieira da Silva - inserem-se no 7º Festival das Artes, organizado pela Fundação Inês de Castro, em Coimbra.
A primeira exposição está patente até 27 de Julho de 2015 e a segunda até 17 de Setembro de 2015, no Museu Machado de Castro.
Vieira da Silva na Capela do Tesoureiro. A exposição estará patente até 27 de Julho.
Vieira da Silva, Composition, 1936
Vieira da Silva, Cycle de Saisons, 1960
Visão das duas obras na capela do Tesoureiro
Vieira da Silva, Londres, 1959
Vieira da Silva, Instrument de musique, 1971
Visão do andar de cima - Sala da pintura
«Escrita Íntima: Cartas e Desenhos, mostra correspondência trocada entre Arpad Szenes e Vieira da Silva, na sua maioria desenhos e cartas íntimas deste casal de pintores, escritas num francês cheio de códigos e léxicos muito próprios. Estará patente até 17 de setembro.
Vieira da Silva era portuguesa e Arpad Szenes húngaro. As cartas que acompanham a exposição, escritas num francês, estrangeirado, revelam uma linguagem peculiar, com códigos e léxicos próprios. São documentos com um valor biográfico significativo que favorecem o conhecimento da personalidade de ambos e que ajudam à compreensão da produção artística, aqui apresentada.
As duas exposições são uma parceria do Museu Nacional de Machado de Castro, Fundação Inês de Castro , Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, e Santander Totta.
Curadoria : Marina Bairrão Ruivo, directora do Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva.»
Site do MNMC
Site do MNMC
Bom dia, Ana!
ResponderEliminarDevem ser ambas muito interessantes.
Um beijinho.:))
São sim, Cláudia.
ResponderEliminarA primeira, as quatro telas estão numa sala de excelência e interage-se com o edifício reestruturado do museu.
A da escrita é na sala de exposições temporárias com acesso gratuito. Esta é também assaz interessante, até porque mais completa, não tem é telas, só desenhos, guaches/acrílicos, fotografias, cartas, ...
Beijinho e um dia excelente! :))