sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Quartas à noite, na RTP

Estreou na passada quarta-feira, na RTP, uma série da BBC, adaptando o romance de Tolstoi, em oito episódios. Durante mais sete semanas, estarei frente à tv às quartas-feiras. 

A banda sonora da série é de Martin Phipps.

Na promoção que a RTP fez da série, foi ouvir Francisco Vale da Relógio d'Água, uma das editoras que traduziu o romance do russo. Fiquei contente porque ele afirmou que os dois romances clássicos que a editora mais vende são Guerra e Paz e Anna Karenina.


Lisboa: Relógio d'Água, 2013

«O maior de todos os romancistas - que outra coisa poderíamos dizer do autor de Guerra e Paz.»  (Virginia Woolf)

«Anna Karénina morre no mundo do romance; mas cada vez que lemos o livro ela ressuscita, e mesmo depois de o termos acabado adquire outra vida na nossa recordação. Em cada personagem literária existe algo da Fénix imortal. Através das vidas perduráveis das suas personagens, a própria existência de Tolstoi teve a sua eternidade.» (George Steiner - Tolstoi ou Dostoievski)

Lisboa: Relógio d'Água, 2015



Para APS que este Verão, heroicamente, leu Guerra e Paz. E se ainda não leu Steiner, certamente o fará. :)

2 comentários:

  1. Muitíssimo obrigado!
    E vamos a ver se esta série, na TV, irá obscurecer ou afogar a minha memória sobre o livro e, sobretudo, sobre o filme com Mel Ferrer e Audrey Hepburn...
    Eu creio que tenho um gosto "oblíquo" na leitura dos escritores russos (romances, principalmente), mas estou mais à vontade com os contos eslavos - não sei explicar porquê, nem melhor.
    De Steiner conhecia esta entrevista, mas não dei pela saída do livro ("Tolstoi ou Dostoievski"). Comprá-lo-ei, com certeza!
    E como já está próximo, votos de um bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar