Edward G. Robinson, nascido Emanuel Goldberg, em Bucareste, é um dos atores que mais aprecio, talvez porque também o fosse lá em casa.
Pelo filme Trumbo (novamente!) fiquei a saber que ele era um grande colecionador de arte - parece que o primeiro ator a sê-lo -, principalmente de impressionistas e de modernistas. Os pintores impressionistas foram apreciados nos EUA, antes de o serem na Europa.
Robinson era do Partido Democrata, amigo de alguns membros do Hollywood Ten e vendeu o retrato do Pai Tanguy de Van Gogh para pagar a defesa de Samuel Trumbo e de Samuel Ornitz. Devido a esta atitude, o ator deixou de ter trabalho e acabou 'obrigado' a depor na Comissão de Atividades Antiamericanas, tendo referido os nomes de alguns dos seus amigos do PC americano, incluindo o de Trumbo.
Van Gogh - Pai Tanguy
(Van Gogh pintou dois retratos do Pai Tanguy.)
Devido a ter de pagar o divórcio de Gladys, sua primeira mulher, Edward G. Robinson vendeu, em 1957, a sua coleção de arte ao grego Niarchos por $ 3 125 000,00.
New York: Harper & Row, 1971
Este livro é da autoria da segunda mulher de Robinson: Jane Robinson.
O ator tinha outras coleções para além de pintura e escultura, como uma notável coleção de cintas de charutos. Daí passou para postais e cartões relacionados com charutos e cigarros.
1949
Muito interessante!
ResponderEliminarNão conhecia esta faceta de coleccionador de arte do actor.
Gostei muito da atitude dele em relação ao amigo (vender o quadro para lhe pagar a defesa).
Bom dia!
Eu tb não. Gostei de conhecer estas facetas deste grande ator que eu admiro. Outra nem por isso, mas as circunstâncias 'obrigam' as pessoas a fazer coisas que não querem e de que se envergonham, como foi o caso.
ResponderEliminarBom dia!