Fanny Mendelssohn num retrato de Wilhelm Hensel, seu futuro marido.
A irmã de Felix Mendelssohn era muito dotada para a música. Não fez carreira musical por oposição familiar. Leiamos o que o pai lhe escreveu: «Talvez a música venha a ser a profissão dele [Felix], ao passo que para ti ele pode e deve ser apenas um ornamento, nunca a tua razão de ser e de agir. Por isso podemos perdoar-lhe, a ele, uma certa ambição e desejo de ser reconhecido na prossecução de um objetivo que parece ser muito importante para ele, porque sente que é essa a sua vocação, ao passo que no teu caso é justo reconhecer que sempre te revelaste boa e sensata nestas matérias; e a alegria que tu sentes com o apreço que ele obtém prova que tu podias, no seu lugar, merecido igual aprovação. Mantém-te fiel a esses sentimentos e a essa linha de conduta; são femininos, e só aquilo que é verdadeiramente feminino é um ornamento no sexo a que pertences.» (Cit. in Neil Wenborn - Mendelssohn: vida e obra. Lisboa: Bizâncio, 2009, p. 34)
Não sabia desta irmã de Mendelssohn, e a música é bem bonita. Nada datada, do meu ponto de vista.
ResponderEliminarBoa noite e bom feriado!
Tempos difíceis para as mulheres...
ResponderEliminarAlguma raiva.
Bom feriado. :))
Algumas das suas canções saíram, com consentimento dela, nas coletâneas do irmão: era a única maneira que ela tinha de poder dar a conhecer algo do que fazia. E Felix Mendelssohn, em público, atribuía a autoria à irmã. :)
ResponderEliminarHá correspondência entre estes dois irmãos, que eram muito chegados, que nunca li, mas deve ser interessantíssima.
Bom feriado a ambos.