Esta exposição organizada pelo MNAA em parceria com o Museo Sorolla, Madrid, e comissariada por Carmen Pena, apresenta 118 pinturas de Joaquín Sorolla pertencentes à coleção daquele Museu e outras provenientes de coleções particulares.
Trata-se de uma versão aumentada da exposição de 2016, Sorolla Tierra Adentro, que, em Madrid, mostrou como Sorolla deu a conhecer novas versões das diversas paisagens espanholas, dotando-as de um novo sentido e significado.
Predominam na mostra as paisagens que o mestre espanhol do ar livre e da luz intensa executou nas suas viagens pela Espanha da viragem do século XIX para o século XX, desde a sua Valência natal até ao País Basco e à Andaluzia, participando num movimento cultural que procurava dar uma outra imagem do país, alheada da representação historicista de glórias passadas e encontrando-a na pura paisagem, tanto das regiões da periferia peninsular como dos campos da Mancha ou de Castela e seus monumentos.
A seleção de peças contempla também algumas pinturas fundamentais da sua “imagem de marca”: as cenas de beira-mar em praias do Levante, com as brincadeiras estivais de crianças e jovens veraneantes e a faina dos pescadores das costas de Valência.
Uma oportunidade para conhecer (melhor) Sorolla, um dos grandes vultos da moderna pintura europeia. Até 31 de março de 2019 no MNAA.
Tenho de ir ver! Bom dia!
ResponderEliminarO que vi de Sorolla deixou-me muito e bem impressionada. Mas referia-se essencialmente a paisagens marítimas e figuras de mulher. Agora a mostra parece mais eclética. Hei-de visitá-lo de novo.
ResponderEliminarNão quero perder esta exposição.
ResponderEliminarBoa tarde para as duas.
Para ir ver! Pero...
ResponderEliminarTenho de aproveitar.
ResponderEliminar