Com as conquistas napoleónicas, os pintores fascinados pelo Oriente resolvem viajar até lá. O alvorecer da era industrial motiva o gosto pelo Oriente e o Orientalismo, gosto que vai atravessar todo o século XIX europeu. As próprias vanguardas artísticas do início do século XX alimentam-se dessas novas experiências e inventam uma nova arte, quase abstrata, muito influenciada pelo Oriente.
Esta exposição, que o museu Marmottan-Monet apresenta até 21 de julho, está organizada em dois núcleos distintos: a figura humana e a paisagem.
Émile Bernard - Abyssine en robe de soie
Vallotton - O banho turco
Kandinsky - Oriental, 1909
Deve ser bem interessante. Bom dia!
ResponderEliminarGostava de a ver, mas fica um pouco fora de mão. As exposições deste museu nunca me desiludiram.
ResponderEliminarBom sábado!
Este Museu ainda não conhecemos e esta exposição é de fazer "crescer água na boca".
ResponderEliminarÉ uma pena estas exposições raramente chegarem até este "cantinho ocidental".
Bom sábado!
Agora que os nossos museus estão super concorridos e as exposições são um êxito, não será tempo de arriscar um pouco mais e fazer uma mostra como esta? Eu iria vê-la provavelmente mais de uma vez.
ResponderEliminarMister Vertigo,
ResponderEliminarMetam-no na lista para a vossa próxima ida a Paris. Mesmo sem exposição vale a pena uma visita. Tem muitos quadros de Berthe Morisot e de Monet.
Bea,
Das raras vezes em que vem uma exposição a Portugal é um êxito de bilheteira, por isso também me parece que seria de arriscar um pouco mais.
Bom domingo para os dois.