sábado, 14 de setembro de 2019
sexta-feira, 13 de setembro de 2019
Elegâncias - 157
Voltámos às Elegâncias que gosto de postar nesta secção. Ora vejam:
Isto é um homem vestido com uns calções e camisa de miúdos pequenos, quando eu era miúda. Só que normalmente o padrão era de quadradinhos em azul ou verde claro com branco.
Estás lindo!
Com este calor como conseguem andar de botins?
quinta-feira, 12 de setembro de 2019
Marcadores de livros - 1431
Detalhe da encadernação do Livre d'heures à l'usage de Paris, 1532-1538
Col. particular
Este livro esteve na exposição:
Para Jad.
Mondrian figurativo
Esta exposição abre hoje no Marmottan-Monet e pode ser vista até 26 de janeiro de 2020. Não me lembro de ter visto pintura figurativa de Mondrian. Tem quadros lindos!
Quinta em Duivendrecht, ca 1916
Gemeentemuseum Den Haag
quarta-feira, 11 de setembro de 2019
Em memória do João Mattos e Silva
Uma camélia de Watts, pois ainda não vi camélias este ano.
George Frederic Watts, Ellen Terry ('Choosing'), National Portrait Gallery, Londres
“Aconteça o que acontecer, nada apaga da memória a criança que um dia fomos.”,
Alexandre Dumas (filho)
Marcadores de livros - 1430
O último é o reverso destes seis marcadores.
O cerco de Barcelona foi uma das últimas operações militares na Guerra da Sucessão Espanhola, que opôs a dinastia Habsburgo à dinastia Bourbon. Teve lugar entre 25 de julho de 1713 e 11 de setembro de 1714. Os catalães enfrentaram os soldados borbónicos, muito superiores em número, resistindo até à morte.
Para Luisa.
terça-feira, 10 de setembro de 2019
Golfo de Nápoles
A nossa nova vinheta mostra o Castello Aragonese de Ischia, uma das muitas ilhas situadas no Golfo de Nápoles. Será em breve o destino de um dos prosimetronistas...
Crime e Justiças na Idade Média
Na torre medieval Jean sans Peur (Paris) está uma exposição dedicada ao Crime et Justices au Moyen Âge, evocativa dos 600 anos do assassinato de Jean sans Peur (1419-2019). Graças a numerosas fontes judiciais do final da Idade Média, a exposição interroga a justiça da época: quem julga e por que justiça? Como e onde se julga? Um percurso histórico que nos dá a conhecer o papel crescente do poder real e a participação ativa da população nos julgamentos.
A exposição pode ser visitada até final do ano.
Adultério
Assassinato de Thomas Becket.
Juiz corrompido.
Debate judicial.
segunda-feira, 9 de setembro de 2019
Boa noite!
A ARTE está a passar uma série em 30 episódios (de dois minutos) que apresenta com humor dez quadros célebres. Neste, enquanto um casal posa para Manet num jardim, o marido queixa-se sem parar das suas dores nas costas.
Manet - No Conservatório, 1878-1879
Berlim, Alte Nationalgalerie
Com um agradecimento a Mister Vertigo.
Marc Pataut: De proche en proche
Manifestation contre le CIP (contrat d'insertion professionnel), Paris, 12 mar. 1994
Vivre, quand les caddies sont vides la misère se met en colère, Paris, 1998
O fotógrafo, nascido em Aubervilliers em 1952, tem duas exposições neste momento: no Jeu de Paume (Paris) e no Fort d’Aubervilliers. Até 22 de setembro.
domingo, 8 de setembro de 2019
Boa noite!
Fui ver este filme e gostei, principalmente porque desconhecia até que ponto foram as trafulhices engendradas por Tony Blair e Bush para fazerem aprovar a invasão do Iraque pela ONU.
«Katharine Teresa Gun trabalhou durante alguns anos como tradutora de mandarim para inglês nos serviços secretos do Reino Unido (Government Communications Headquarters ou GCHQ, na sigla em inglês). Em 2003, num normal dia de trabalho, depara-se com um email confidencial da NSA onde é pedido que alguns dos membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas sejam pressionados a votar favoravelmente a invasão do Iraque pelos EUA. Abalada com o alcance daquelas palavras, imprime a mensagem e mostra-a a uma amiga com vários contactos. Alguns dias depois, depara-se com esse mesmo email na capa do semanário britânico The Observer. Acusada de violar a Lei dos Segredos Oficiais, com a subsequente possibilidade de cumprir pena de prisão, Katharine não hesita em defender a sua posição e lutar por tudo aquilo em que acredita.» (Público)
Um thriller político realizado por Gavin Hood (Operação Eye in the Sky e Detenção Secreta), com Keira Knightley, Matt Smith, Matthew Goode, Adam Bakri, Indira Varma e Ralph Fiennes.