sábado, 14 de dezembro de 2019
Retrato de Emiliano Zapata gera indignação no México
Centenas de manifestantes invadiram o Palácio de Belas Artes do México, na passada terça-feira, por causa de um retrato do general Emiliano Zapata, considerado um herói revolucionário no país.
A obra, pintada pelo artista plástico Fabián Cháirez, faz parte da exposição Zapata después de Zapata, do historiador Luis Adrián Vargas Santiago, e pretende apresentar visões alternativas da revolução mexicana.
Ler mais aqui.
Acho a pintura um bocado ridícula.
sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
As obras-primas de Bruegel
450 anos após a sua morte, as obras-primas de Pieter Bruegel, o velho, continuam a fascinar-nos. O mestre do Renascimento era um observador atento do século XVI, um período rico e movimentado. A sua vida foi curta, morreu com 40 anos e hoje só conhecemos cerca de 40 quadros seus. Os Museus Reais de Belas Artes da Bélgica têm, depois de Viena, a melhor coleção de pinturas de Bruegel, o velho.
Estas pinturas estão expostas, bem como uma dúzia de cópias realizadas pelos seus filhos e discípulos, até setembro de 2020.
quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
Madame Bovary e Emilio Grau Sala
Il de Emilio Grau Sala para Madame Bovary. Paris: La Bonne Compagnie, 1945. E um vídeo para se conhecer este catalão da Escola de Paris:
quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
Maison de l’Histoire Européenne
Há em Bruxelas uma Casa da História Europeia - que pretende encorajar os europeus a interrogarem-se sobre a história da Europa - com duas exposições: uma permanente e uma temporária, esta dedicada à Juventude Rebelde que cresceu no pós 1945 e que pode ser vista até 29 fev. 2020.
A exposição olha para quatro gerações de jovens que se tornaram adultos em momentos cruciais da história europeia: o fim dos anos 1940, os anos 1960, os anos 1980 e os anos 2000. A mostra detém-se nas experiências chave da juventude: a educação e o emprego, a formação de uma identidade e a descoberta do amor.
Em toda a Europa, os jovens escolhem romper com os valores dos seus pais e veem-se como uma geração diferente: «a minha geração». Forjam a sua própria cultura com valores próprios, pelos quais estão dispostos a bater-se e morrer.
terça-feira, 10 de dezembro de 2019
Boa noite!
Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette, faleceu ontem. Gosto bastante desta banda rock que era formada por ela e por Per Gessle.
Cromos - 34
O scanner que tenho está a dar o berro. Agora deixa uma risca. Já ultrapassou em muito o tempo de utilização, de acordo com as estatísticas. O próximo não deve durar tanto, infelizmente.
segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
Biografias e afins
Fez há uns meses 40 anos que a jovem Laurie Verchomin, 22 anos, conheceu e se tornou musa do pianista Bill Evans, 50 anos, um talento do jazz atormentado pelas drogas. O amor entre tournées, entre curas e recaídas, vai durar dois anos até à morte de Evans.
The Big Love - Vie et mort avec Bill Evans, Laurie Verchomin, Jazz&Cie, 140p, €18
Lá fora - 373
Não uma, mas 3 para uma vez .
Lucien Jacques, le sourcier de Giono, no Musée Regards de Provence, Marselha, até 16 de Fevereiro.
La Provence de Giono, também no Regards de Provence, mas até 24 de Maio.
Giono, no MUCEM, Marselha, até 17 de Fevereiro.
Mais info : museeregardsdeprovence.com
mucem.org
A arte do retrato - 257
No passado 23 de Outubro, no Dorotheum de Viena, este Dama turca de Constantinopla de Osman Hamdi Bey ( 1842-1910 ), arqueólogo e pintor turco, fundador do museu de Istambul, mudou de mãos pela considerável soma de 1,7 milhões de euros.
domingo, 8 de dezembro de 2019
Marcadores de livros - 1493
Cinco marcadores em tapeçaria e dois em bordado de Bruxelas da Basilica of the National Shrine of the Immaculate Conception, com um agradecimento ao Jad.
Auto-retrato(s) - 278
Três autorretratos de Lucian Freud, dos que se encontram atualmente expostos na mostra Lucian Freud: The Self-portraits que se encontra na Royal Academy of Arts (Londres) até 26 de janeiro de 2020.
Reflection with Two Children (Self-portrait), 1965
Reflection (Self-portrait), 1985
Self-portrait, Reflection, 2002.