Lisboa: Tinta da China, 2019
Finalmente dei início à leitura da biografia que Sylvie Simmons escreveu sobre o cantor, compositor e escritor Leonard Cohen, um dos mais importantes e influentes músicos dos últimos 50 anos, mas também um dos mais esquivos e difíceis de conhecer.
Sylvie Simmons, conhecida jornalista de música rock e pop, é ainda autora das biografias de Neil Young e Serge Gainsbourg. Nesta biografia ela faz um retrato da extraordinária vida e do génio criativo de Leonard Cohen, ao mesmo tempo que guia o leitor numa viagem por toda a sua obra artística, não só no campo da música mas também como poeta e romancista.
Este livro é fruto de muitas conversas com o autor de grandes êxitos como «So Long, Marianne», «Suzanne», «Hallelujah» ou «I’m Your Man», bem como de muitas entrevistas com os seus amigos mais íntimos e antigos.
Leonard Cohen e Marianne Ihlen passeando de burro, e Hidra, inícios dos anos 1960.
Vou na p. 120 de modo que é provável que o livro ainda aqui volte.
Shame on me, que tenho o livro desde Outubro (numa promoção da editora, que também me ofereceu um belo saco) e ainda não o comecei a ler a sério; debiquei aqui e ali quando o recebi, e depois ficou em lista de espera...
ResponderEliminarHydra é uma ilha linda, onde não circulam carros, para percorrê-la há que escolher entre os burros ou as pernas :)
Estive lá em 1980 mas só muitos anos depois descobri que o Leonard Cohen tinha lá casa (essa que se vê no vídeo).
Uma boa noite!
🌻
Pois o livro estava desde o Natal no monte. Também tinha uma página aqui e outra ali. Agora peguei-lhe e estou a gostar: uma boa mistura entre vida e obra.
ResponderEliminarHydra é uma beleza. Estive lá há muitos anos, talvez no final dos anos 80 e também não sabia nessa altura que Leonard Cohen tinha lá casa.
Boa tarde!
Deve ser um livro bem interessante, já no que diz respeito ao seu cancioneiro sou fan dos seus álbuns da década de 70.
ResponderEliminarUma boa semana!
Gostei muito desta biografia. A autora faz um bom equilíbrio, como diz a MR, entre biografia e obra. Já suspeitávamos que tudo o que Leonard Cohen escreveu e cantou é autobiográfico, mas Sylvie Simmons comprova-o.
ResponderEliminarPara viajar um pouco acabei de ler "Patagónia Express" de Luis Sepúlveda e vou começar "A promessa" de Romain Gary, um autor que já não leio há muitos anos.
Boa tarde!
Mister Vertigo,
ResponderEliminarQuando eu o acabar de ler, fica disponível. :)
Miss Tolstoi,
Esteja atenta às «Leituras na quarentena» de amanhã. :)
Boas leituras!
Muito obrigado:-)
ResponderEliminarBoa tarde!
:) Bom dia!
ResponderEliminar