Lisboa: Nova Editorial Natura, 1980
«Este novo livro de cozinha foi feito para responder às numerosas perguntas de todos os que queriam ser iniciados nos "segredos da cozinha" da Clínica Bircher-Benner, e para auxiliar os nossos antigos doentes a utilizarem em sua casa os conhecimentos que obtiveram de nós, sobre a influência regeneradora que a alimentação diária pode ter na saúde.» (p. 10)
Este livro foi originalmente editado em 1952. Anteriormente Alice Bircher havia publicado um livro em 1907, que teve várias reedições. O segundo livro é de 1926 e foi sua autora Berthe Brupbacher-Bircher. As autoras dos livros eram irmãs do Dr. Bircher-Benner e dirigiram a clínica, respetivamente entre 1897-1910 e 1910-1914.
Este livro, autoria de Ruth Kunz-Bircher, publicado em Portugal em 1980 é o que se pode chamar uma edição revista e aumentada dos livros anteriores, já que algumas receitas e menus contidos nesses livros foram retirados, mas entraram novos.
Como já perceberam é um livro de cozinha vegetariana.
Maximilian Bircher-Benner, médico suíço, fundador da clínica.
Muito interessante!
ResponderEliminarE já fez muitas receitas?
Um bom dia, MR:))
Penso que anda lá para casa um exemplar igual mas não me lembro de alguma vez ter sido usado!
ResponderEliminarIsabel,
ResponderEliminarNão o tenho, mas tirei uma ou duas receitas para experimentar. Como é um livro de 1952, as receitas não são muito elaboradas. Houve um grande avanço na cozinha vegetariana nos últimos anos e hoje come-se comida vegetariana deliciosa.
Cláudia,
Então está na altura de experimentar... :)
Desejo-vos um bom almoço.
Talvez fossemos mais saudáveis, mas ser vegetariana integral não me passa pela cabeça.
ResponderEliminarEu como de vez em quando e gosto bastante. Mas também gosto de carne e de peixe. Sou o que se chama «uma boa boca». :)
ResponderEliminarBoa tarde!