sexta-feira, 19 de junho de 2020

Para ler - 5

O último livro de Edgar Morin saiu anteontem em França:

Paris: Denoël, 2020

Se não entendermos a pandemia, saibamos tirar daí lições para o futuro.Um pequeno vírus numa cidade muito distante da China desencadeou a agitação do mundo. O choque terá sido suficiente para finalmente consciencializar todos que há uma comunidade de destino? Para desacelerar a nossa corrida frenética pelo desenvolvimento técnico e económico? Eis que entrámos numa era de grandes incertezas. O futuro imprevisível está agora em construção. Asseguremo-nos que será para a regeneração da política, para a proteção do planeta e para uma humanização da sociedade. É a hora de mudar de rumo. (Retirado da Amazon.)

5 comentários:

  1. Não sei se a transcrição é uma ideia (?) da Amazon ou uma citação metafórica de Morin, mas, seja como for, é apenas um eco plagiado do "efeito borboleta" ou da teoria do caos, descrita em 1963, por Edward Lorenz - esse sim original.
    Boa tarde.

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nada de Edward Lorenz e ainda não vi este livro de Edgar Morin, mas pela sinopse penso que ele está na linha de muitas obras antigas de Edgar Morin, um humanista que sempre se preocupou com o ambiente e o social e o rumo que o mundo estava/está a tomar. Penso que neste livro ele se interroga se a pandemia está a servir para infletirmos um pouco de via, de modo de vida.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  3. APS disse exactamente o que pensei quando li o extracto.

    ResponderEliminar
  4. Um escritor lúcido que é importante sempre ler!

    ResponderEliminar
  5. Voltarei ao livro quando o ler.
    Mas ainda digo que me parece que a preocupação de Edgar Morin é não deixar passar esta oportunidade, em que as pessoas refletiram um bocadinho, para mudar (um pouco) de rumo. Em muitos textos que li dele, o rumo, a via, que estávamos e estamos a percorrer sempre foi uma das suas preocupações.
    Bom sábado para as duas.

    ResponderEliminar