Marcadores da Igreja da Misericórdia de Tavira, alguns eram já únicos:
Pormenores de painéis de azulejos do século XVIII. À direita, de cima para baixo: Virgem Maria, Santa Isabel e Nossa Senhora da Soledade.
Painéis de azulejos. Da esq. para a dir.: Vestir os nus; Enterrar os mortos; Visitar os enfermos e encarcerados.
Painéis de azulejos. Da esq. para a dir.:Dar pousada aos peregrinos; Dar de beber a quem tem sede. Altar-mor.
Da esq. para a dir.:Visitação; e pormenores de altar. século XVIII.
Tenho fotos desta bela igreja. Fresquinha e bela para visitar nos dias quentes de Verão.
ResponderEliminarVale a pena a visita.
Boa tarde e bom fim de semana
Um belo conjunto de marcadores...
ResponderEliminarBoa tarde!
Uma igreja com marcadores dos seus maravilhosos azulejos, o que acontece raramente. Alguns (os mais finos) devem ser restos de coleção. :)
ResponderEliminarBoa tarde para as duas.
Igreja tão bonita. Tem qualquer coisa de árabe na leveza das arcadas que, nos azulejos e na cal, está o espírito português, em simultâneo rico nos altares e despojado na alvura caiada.
ResponderEliminarBom dia!
ResponderEliminarA talha dourada e os azulejos são sempre um bom casamento. Não conheço Tavira, mas uma das mais belas igrejas que vi, totalmente coberta de azulejos, foi a Igreja dos Lóios, em Évora: é mesmo de cortar a respiração.
ResponderEliminarMas temos muitas e belas igrejas em Portugal...
🌿🌼
Temos boas igrejas e belíssimos azulejos.
ResponderEliminarQuando fui a Tavira pensei em ir a Almancil ver uma igreja que 'passou' há tempos na «Visita guiada» e que deve ser um espanto, ao vivo. Mas não sabia se estava aberta e não havia contacto... Fica para a próxima - espero.
Boa tarde!
Também nunca vi essa em Almancil (de S. Lourenço, se não estou em erro), apenas a conheço de docs e agora na net.
ResponderEliminarA de Évora é muito semelhante, é mesmo junto à Pousada. Estive lá em meados de 90 e hesitei em visitá-la porque me pedirem 500$00 pela entrada (um exagero, quando não se pagava para visitar igrejas) mas não resisti...
Se for a Évora não deixe de a visitar, vale mesmo a pena :)
💒
(o emoji possível...)
Visitei a dos Lóios e é uma beleza. Já não me lembro se paguei para entrar...
ResponderEliminarA primeira vez que me pediram dinheiro para visitar uma igreja foi na de S. Francisco no Porto. Mas até percebo: a manutenção é cara e eu não vou lá rezar. Para quem queira ir rezar é diferente.
Bom domingo!
Se pernoitou na Pousada não pagou de certeza. Eu também visito igrejas por motivos artísticos e sempre deixava qualquer coisa, sei que eles vivem disso, mas nunca 500$00, que naquela altura não eram apenas 2,50€ :-)
ResponderEliminarPor essa altura fui a Olivença, que tinha o "nosso" património impecavelmente conservado. A Igreja Matriz é lindíssima (uma espécie de mini Jerónimos) e estava aberta, porém a da Misericórdia estava fechada. Resolvi bater à porta lateral, um senhor disse-me que estavam a almoçar e pediu para eu voltar às 16h; expliquei-lhe que estava longe de casa e que tinha pena de não ver os azulejos da expulsão de Adão e Eva do Paraíso, que voltaria outro dia. Então ele mandou-me entrar para uma salinha e disse-me que o primeiro que acabasse de almoçar viria mostrar-me a capela. Nem meia-hora depois lá tive a minha visita guiada, e no fim quando quis pagar não me aceitaram nada, disseram que tinham ficado muito felizes por eu ter vindo de tão longe para os visitar.
Esta é mais uma história bonita que eu tenho com nuestros hermanos.
Desculpe o lençol, MR.
Bom domingo.
🌿🌼
E porque estava fechada eu não a vi... para a próxima bato na porta (ao lado). Obrigado pelo conselho!
ResponderEliminarA capela é lindíssima, toda coberta de azulejos, mas aquele de Deus a entregar umas capas ao Adão e Eva para eles abandonarem o paraíso mais "compostinhos" é o máximo.
EliminarComigo resultou ;) mas foi no século passado...
Boa tarde.
🌿🌼
Estive em Olivença em 1965. De certeza que visitei tudo o que havia para visitar, mas só me lembro da praça que era linda.
ResponderEliminarBom domingo!
¡ Una maravilla!
ResponderEliminarOs que havia em duplicado (ou triplicado) vão viajar até Lugo. 😉
ResponderEliminarBoa tarde!