Não pude deixar de sorrir ao ler hoje esta citação na capa de um livro de Lenine, edição francesa de 1945. Paul Vaillant-Couturier foi fundador do PCF.
Este post fez-me recordar as montras das livrarias em Lisboa nesse ano de 1974 - pós abril:-) Como diria o poeta "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". Muito bom dia (ainda com chuva)!
Paul Vaillant-Couturier morreu em 1937. O chamado Grande Expurgo tinha começado em 1936, no qual 2/3 dos quadros do PC soviético foram exterminados. Fora os outros: foram executadas cerca de 1000 pessoas por dia neste período que durou até 1938. Não sabemos como Paul Vaillant-Couturier teria olhado para isto... A citação reflete uma fase de encantamento. Boa tarde!
Este post fez-me recordar as montras das livrarias em Lisboa nesse ano de 1974 - pós abril:-)
ResponderEliminarComo diria o poeta "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades".
Muito bom dia (ainda com chuva)!
Paul Vaillant-Couturier morreu em 1937. O chamado Grande Expurgo tinha começado em 1936, no qual 2/3 dos quadros do PC soviético foram exterminados. Fora os outros: foram executadas cerca de 1000 pessoas por dia neste período que durou até 1938.
ResponderEliminarNão sabemos como Paul Vaillant-Couturier teria olhado para isto... A citação reflete uma fase de encantamento.
Boa tarde!