Lisboa: O Mundo das Gavetas, 2006
Há anos que queria ler este livro. Foi agora.
No dia 1 de junho de 1943 um avião civil da KLM saiu da Portela para
e foi abatido por uma esquadrilha alemã, quando sobrevoava o Golfo da Biscaia. A bordo iam treze passageiros, entre os quais o ator Leslie Howard, que tinha vindo fazer palestras a Lisboa e Madrid. José António Barreiros, que se tem dedicado a estudar as redes estrangeiras de espionagem em Portugal durante a II Guerra Mundial, segue os passos do ator na Península Ibérica, tentando saber se o ataque ao avião foi acidental ou se ele era visado.
Teriam os alemães confundido Alfred Chenhalls, o companheiro de viagem de Leslie Howard, com Winston Churchill? Seria o alvo Wilfred Israel, o animador do Socorro Judaico, agente determinante no repatriamento de judeus? Ou visaram o diretor-geral da Shell Oil em Portugal, Tyrell Shervington, personagem relevante da rede clandestina de sabotagem do SOE (Special Operation Executive)?
Seriam só meias de vidro que Leslie Howard comprou na Loja das Meias? A verdade é que ele transportou essa caixa para Madrid e por duas vezes chegou atrasado por não ter essa caixa: a primeira quando regressou de Madrid a Lisboa e a caixa tinha sido apreendida na fronteira quando ele entrou em Espanha. Na volta saiu do comboio para levantar a caixa e voltou de táxi para o Estoril. No dia da partida para Inglaterra o avião partiu com 35 minutos de atraso também porque ele se esqueceu da caixa.
O livro é acompanhado por umas páginas de banda desenhada, com texto de JAB e desenhos de Carlos Barradas.
Ate o Leslie Howard passou por aqui? (não conte a ninguém mas sempre o preferi ao outro galã do filme).
ResponderEliminarO tema é muito interessante, obrigada pela sugestão!
🌲Bom dia!
Também eu. Acho o Clark Gable um bocado canastrão.
ResponderEliminarLeslie Howard foi, pelo menos, correio de informações dos Aliados na II Guerra Mundial.
Bom dia! 🌲