Sobre Eleanor, a filha mais nova de Marx. Gostei.
sábado, 26 de junho de 2021
Sobre a Guerra
«A guerra é tão feia e tão terrível que não acredito que seja possível ver uma representação dessa vida nem desejar nunca a viver. O difícil é não dar a um filme de guerra o caráter de uma grande aventura - uma característica que a guerra moderna não tem.»
André Maurois, New York Times, 11 nov. 1938
Marcadores de livros - 1921
O primeiro volume de Harry Potter foi publicado em 26 de junho de 1997. J. K. Rowling nunca imaginou a loucura que viria a ser...
sexta-feira, 25 de junho de 2021
Marcadores de livros - 1920
O Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez, em 25 de junho de 1947. É um dos livros que mais tenho oferecido.
Sonnets from the Portuguese
A 29 de junho de 2021, o MNAC assinala os 160 anos da morte da poetisa inglesa Elizabeth Barrett Browning, autora de Sonnets from the Portuguese, revisitados através de uma palestra de Rogério Miguel Puga: «Sonnets from the Portuguese'(1850), de Elizabeth B. Browning, enquanto pseudotradução e a ilustração como reforço do efeito do real».
Poema traduzido por Manuel Bandeira e dito por Renan Caíque.
Marcadores de livros - 1919
Este ano Orwell entrou no domínio público e saíram numerosas edições, em Portugal, da Quinta dos animais, algumas das quais com o título, mais adequado, de O triunfo dos porcos.
O triunfo dos porcos foi publicado pela primeira vez em 1945. Em Portugal foi editado pela primeira vez em 1976 pela saudosa Perspectivas & Realidades. Esta edição saiu este ano, com a mesma capa de José Brandão, na Bertrand.
Lisboa: Perspectivas & Realidades, 1976 - a edição que li.
quinta-feira, 24 de junho de 2021
Boa noite!
Para variarmos de santo: poema de S. João da Cruz, que nasceu a 24 jun. 1542, em duas interpretações.
Marcadores de livros - 1918
Hoje é dia de São João (Batista), mas fica um marcador com São João Evangelista:
Para os Joões do blogue e com um agradecimento ao Jad.
quarta-feira, 23 de junho de 2021
Parabéns, Mister Vertigo!
Com um presente virtual:
Uma ed. de 2019
Escolher um café para beber uma bica e falar sem fim, como em Before Sunset (Antes do Anoitecer); ter um encontro no Bosque de Bolonha como em Belle de Jour (A Bela de Dia); ou jantar num restaurante chique como em Something's Gotta Give (Alguém Tem de Ceder)? Já uma vez reservei uma mesa no Grand Colbert, mas não apareceu ninguém. Imagine-se!...
Este guia vai fazê-lo descobrir Paris de um outro ângulo e levá-lo-á (acompanhado), bairro a bairro, por cafés, restaurantes e hotéis parisienses que serviram de cenário a muitos filmes inesquecíveis. Para já é só escolher um sítio para tomar a bica.
Tenha um dia feliz!
terça-feira, 22 de junho de 2021
Vacine-se!
A vinheta de hoje do Google é sobre a vacinação. Embora Portugal seja dos países que mais tem aderido à vacinação, parece que há médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que não se querem vacinar. Há coisas que ultrapassam a minha compreensão.
VACINE-SE! USE MÁSCARA! PROTEJA-SE!
segunda-feira, 21 de junho de 2021
Boa noite!
Gostei deste filme com um magnífico Benedict Cumberbatch no papel de Greville Wynne. E com uma bela banda sonora de Abel Korzeniowski.
domingo, 20 de junho de 2021
«Portugal Digital» perturbador
Fui ao cinema e fui presenteada com este vídeo que até estaria engraçado não fosse afirmar-se que os portugueses chegaram primeiro à América e depois à Ásia. Parte-se de uma hipótese não confirmada, não sendo este o local para fazer tal afirmação. Porque nesse caso também há outra hipótese (igualmente não demonstrada) de que quem teria chegado primeiro ao Canadá teriam sido os vikings.
O melhor será mesmo retirar este vídeo e emendá-lo para não confundir as pessoas. Num vídeo destes querem-se factos concretos e não suposições.
Caixa de lápis pastel
Caixa de lápis pastel da marca Lefranc que pertenceu a Jean Moulin.
Paris, Musée de la Libération, Musée Jean Moulin
Jean Moulin, o chefe da Resistência Francesa, era um artista muito talentoso. Nasceu em 20 de junho de 1899, em Béziers (França).