Lisboa: Imprensa Nacional, 2021
No centenário da Seara Nova, a Imprensa Nacional editou um essencial sobre a revista, da autoria de Luís Andrade.
O Grupo da Seara Nova. Da esq. para a dir., sentados: Jaime Cortesão, Aquilino Ribeiro, Raul Brandão; de pé: Horácio Biu, Teixeira de Vasconcelos, Raul Proença e Câmara Reis.
Para além dos fundadores, nesta revista colaboraram frequentemente António Sérgio, Fernando Lopes Graça, Augusto Casimiro, Irene Lisboa, José Rodrigues Miguéis e Adolfo Casais Monteiro.
«Têm-me consentido na gerência, por uma razão perentória, imperativa: não se arranja facilmente quem me substitua. Por isso sou alvo de acusações graves. Que manifesto o maior desdém pelos "superavits". Que sou imprudente. Que ignoro a contabilidade e contrario os imortais princípios do "deve e haver". E, aqui para nós, tudo isto é verdade. Eu nunca esqueci e deixei um conselho que Anatole France deu aos estudantes do Bairro Latino [...]: "E, sobretudo, não sejam prudentes!" Foi o princípio que adotei como norma segura da minha administração. Nunca fui prudente. Assusto constantemente o nosso guarda-livros [...]. E já agora permitam uma afirmação orgulhosa: se a Seara tivesse sido administrada com prudência, há muito teria deixado de existir, ou de ter uma razão de existir».
Luís da Câmara Reis - «Na festa do n.º 1000 da Seara Nova». Seara Nova, Lisboa, n.º 1008, 16 nov. 1946.
Uma revista essencial nos seus anos de ouro, até 1975. Desde então 'virou' uma revista facciosa e deixei de a ler.
ResponderEliminarVou comprar este "essencial".
Os sete magníficos. E que bem estão.
ResponderEliminarDa revista actual nada sei. Dos primeiros tempos lembro-me de estudá-los na disciplina de português. Foi um marco cultural.
O termos disponível na net para ler todos os números da Seara Nova é uma perfeita maravilha!
ResponderEliminarMuito boa tarde!
Também acabei de tomar nota para comprar.
ResponderEliminarEsta colecção da INCM é muito útil.
Boa tarde!
Mister Vertigo,
ResponderEliminarNo projeto RIC (Revistas de Ideias e Cultura), coordenado pelo autor deste essencial.
Boa tarde para todos.