José António Ribeiro Santos (Lisboa, 19 mar. 1946 - Lisboa, 12 out. 1972), estudante de Direito, foi assassinado há 50 anos por um PIDE numa reunião de estudantes no ISCEF, atual ISEG. Nesse dia, José Lamego também foi atingido numa perna e foi preso.
Para MR:
ResponderEliminarGrata referência de MR, porque restam poucos que assistiram aos dias do assassinato e ao funeral.
Fui o dia em que conheci o Largo de Santos, frente à casa da família.
A vivência destes acontecimentos é o melhor ensinamento da História. Permite seleccionar o real objectivo com promoções espúrias, interpretações ineveasada, etc.
A presença, neste dia, no Largo de Santo fui, para mim, a melhor lição de HISTÓRIA, permitindo um olhar isento sobre o facto histórico.
Guardo como memória insubstituível.
Nunca esperei que lá estivesse tanta gente. Eu tinha um encontro na Parede, a que mão podia faltar. Fui dali, já um pouco atrasada, apanhar o comboio para a Parede. A pessoa com quem me ia encontrar ainda não tinha chegado; também tinha ido ao funeral e ainda apanhou. Eu não porque quando a polícia começou a carregar consegui furar para baixo.
ResponderEliminarLembro-me bem desse dia.
Boa tarde!
Hoje, na RTP 2, pelas 23h35, vai ser transmitido um documentário sobre este acontecimento, da autoria de Diana Andriga, intitulado "O Dia em que perdemos o medo".
ResponderEliminarBoa tarde!
Para MR:
ResponderEliminarErratas no meu comentário:
onde se lê: fui, deve ser obviamente foi. Gralha do "peso da história" como se costuma dizer.
Cláudia,
ResponderEliminarObrigada pela informação. Vou ver logo.
HMJ,
Não há texto sem gralha.
Amanhã passarão 50 anos sobre o dia do funeral.
Boa tarde para as duas.