Lisboa: Bertrand, 2021
Através da história de dez pratos de massa italiana, Luca Cesari leva-nos a conhecer um pouco desta cozinha maravilhosa, uma das mais apreciadas (senão a mais apreciada) do mundo.
A pasta foi mesmo trazida da China por Marco Polo? E há quanto tempo é que é sinónimo de comida italiana?
A pasta amatriciana parece ter sido inventada em Roma na Osteria della Matriciana, uma taberna gerida por uma napolitana. Rapidamente este prato, económico, foi feito em muitas tabernas romanas. E com que se faz a melhor amatriciana? O seu principal ingrediente é o guanciale, a ventresca ou a pancetta.
Sabe onde foi descoberta a carbonara? Nos Estados Unidos! Pietro Lencioni, um italiano nascido em Lucca, abre um restaurante - Armando's - em Chicago, em parceria com Armando Lorenzini.
De que massas trata mais este livro? De gnocchi, tortellini à bolonhesa, de ragus com macarrão (à napolitana e à bolonhesa), de lasanha, do pesto genevese e de esparguete com tomate.
Sou uma grande consumidora de massas, exceto de gnocchi. E agora encontram-se à venda boas massas frescas e ótimos molhos para massas em frasco...
Bom almoço!
Também aprecio massas. Mas os molhos, os queijos, as natas e mesmo o tomate se for de conserva...resumindo, se as como sem os ingredientes que lhe competem, gosto mesmo de massa. Mais assisado não ler esse livro, dá-me a exacta dimensão do que estou a perder. Não sei se aguento.
ResponderEliminar¡Me encanta la pasta! Muy curiosas algunas de las anécdotas que cuentas.
ResponderEliminarApertas.
Faço imensas massas, mas com molhos. E queijo, normalmente da ilha.
ResponderEliminarBom dia para as duas.
Deve ser um livro muito interessante :-) Adoro comida italiana. Bom dia!
ResponderEliminar