sábado, 10 de dezembro de 2022

Boa noite!

Há uns dias a RTP2 passou um documentário Filhos do Caos (Children of Chaos: What Became of WW2 Orphans) de Agnès Pizzini e Julien Johan. Como não o encontrei no YouTube (pode ser visto na RTP Play), deixo este sobre o efeito da guerra(s) nas crianças. Efeitos que se prolongam por toda a sua vida.

Só que o documentário da RTP 2 (de 2022) foca a conduta dos nazis e dos Aliados, enquanto que este (de 1946) centra-se nos nazis.

2 comentários:

  1. Digo um pouco como refere este vídeo difícil: se tem de haver guerra que seja no meu tempo para que as crianças possam crescer em paz. Mas reparo, havendo guerra no meu tempo, as crianças do meu tempo não terão paz ( é possível ter traduzido mal). Portanto, o que urge fazer é evitar a guerra em qualquer tempo. E o vídeo parece-me o melhor incentivo. Na sua miséria, a guerra é horror maior, injusto flagelo de todos, mas sobretudo de inocentes e mais fracos que restam - se restam - estropiados de corpo e mente.
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Temos hoje muitos órfãos de várias guerras e miúdos em campos de refugiados, etc., etc. Ninguém passa por isto sem ficar psicologicamente afetado.
    Li, há muitos anos, um livro de Aharon Appelfeld em que ele conta como sobreviveu na II Guerra Mundial, miúdo, nas florestas da atual Ucrânia com a 'ajuda' de uns gangues. Uma história fascinante e ao mesmo tempo arrepiante.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar