sábado, 13 de agosto de 2022
Marcadores de livros - 2303
Versos e reversos de marcadores com os autores e livros premiados pelo European Union Prize for Literature, 2020.
Leituras no Metro - 1124
Volto às Causas da decadência...
Lisboa: Tinta da China, 2008
«[...] se não reconhecermos e confessarmos francamente os nossos erros passados, como poderemos aspirar a uma emenda sincera e definitiva? O pecador humilha-se diante do seu Deus, num sentido ato de contrição, e só assim é perdoado. Façamos nós também, diante do espírito da verdade, o ato de contrição pelos nossos pecados históricos, porque só assim nos poderemos emendar e regenerar. [...]
Já o disse há dias, inaugurando e explicando o pensamento destas Conferências [do Casino]: não pretendemos impor as nossas opiniões, mas simplesmente expô-las: não pedimos a adesão das pessoas que nos escutam; pedimos só a discussão: essa discussão longe de nos assustar, é o que mais desejamos; porque, ainda que dela resultasse a condenação das nossas ideias, contanto que essa condenação fosse justa e inteligente, ficaríamos contentes, tendo contribuído, posto que indiretamente, para a publicação de algumas verdades. São prova da sinceridade deste desejo aqueles lugares e aquelas mesas, destinadas particularmente aos jornalistas, aonde podem tomar nota das nossas palavras, tornando.lhes nós assim franca e fácil a contradição.» (p. 35-38)
sexta-feira, 12 de agosto de 2022
Marcadores de livros - 2302
Quatro marcadores de La Garrotxa, a terra dos vulcões. Deve ser uma beleza.
Em baixo, o reverso, comum aos quatro.
quinta-feira, 11 de agosto de 2022
Boa noite!
Marilyn ficou «Forever Young», canção aqui interpretada pelo Youth Group.
«Forever young
I wanna be forever young
Do you really wanna live
Forever, forever, forever?»
E aqui pelos Alphaville.
Primeira Pedra
Esta exposição está no Museu dos Coches. Tem peças muito bonitas.
À dir., banco de jardim (1990) de Álvaro Siza.
Fernanda Fragateiro - Alfabeto e Olá, 2022.
Marcadores de livros - 2301
Versos e reversos de quatro marcadores Paperblanks. Desta marca só conhecia cadernos e agendas.
Da esq. para a dir.: «Pear Garden: Pekin Opera Embroidery»; «Granada Turquoise: Moorish Mosaic»; «Safavid Binding Art»; e «The Chanin Spiral. New York Deco».
Com agradecimentos à Maria Luisa e à Sandra.
quarta-feira, 10 de agosto de 2022
In memoriam Judith Durham
Judith Durham faleceu no passado dia 5 de agosto aos 79 anos. Como vocalista dos inesquecíveis The Seekers percorreu o mundo nos anos 60, com grandes êxitos como I'll never find another you, Georgy Girl ou The Carnival is Over. Depois, continuou a sua carreira no seu país natal Austrália - sempre fiel ao género Folk, com a sua belíssima voz.
Marcadores de livros - 2300
Marcadores em renda de Bruxelas:
Bruxelas e Bruges.
Borboletas.
Aves.
Flores.
Com um agradecimento ao Jad.
Livraria Martins
Já sabia pelo Luís Barata que tinha aberto uma nova livraria na Guerra Junqueiro. Fui ver e gostei. Bastante bem arrumada.
terça-feira, 9 de agosto de 2022
Boa noite!
Um dos poemas de que mais gosto de Mário Cesariny, dito por Rogério Samora. Música de Rodrigo Leão.
A Piriquita em Lisboa
A Piriquita de Sintra está desde o mês passado na Av. de Roma. Fizeram bem em abrir uma pastelaria em Lisboa. Já lá fui comer um pastel de Sintra e comprei uns travesseiros. Fiquei a saber que agora também têm travesseiros com nutella. Que triste ideia.
Castelo Branco: Invasões francesas
Foto Maria.
Em 1807, «a 1.ª invasão iria entrar no território português pelo vale do Tejo, atravessando a Beira Baixa, tornando obrigatória a passagem por Castelo Branco. Decisão que em termos militares já em anteriores conflitos se revelou desastrosa para as tropas invasoras.» (Nuno Pousinho, retirado daqui.)
Marcadores de livros - 2299
Verso e reverso.
Para o ano temos centenário.
Obrigada, Jad!
«You are welcome to Elsinore». Poema de Mário Cesariny dito por Adolfo Luxúria Canibal. Música de António Rafael.
segunda-feira, 8 de agosto de 2022
Marcadores de livros - 2297
«C'est la première fois que je regarde vivre un chat. Comment ils sont doués pour vivre dans l'instant et se concentrer totalement sur quelque chose qui bouge ou le bonheur d'être au soleil. Il me semble qu'on peut apprendre en les regardant vivre.»
[É a primeira vez que vejo um gato viver. Como eles são capazes de viver o momento e concentrar-se totalmente em qualquer coisa que se mova ou na felicidade de estar no sol. Acho que se pode aprender vendo-os viver.]
Gérard Philipe
domingo, 7 de agosto de 2022
Marcadores de livros - 2296
Hoje é dia de festa em Vigo.
De cima para baixo: Porta do Sol, Ria de Vigo, Museu do Mar, Praia de Rodas.
Obrigada, Enri!
Ontem houve um concerto de Sting em Vigo:
Football: Designing the Beautiful Game
Quer sejam fanáticos, torçam pela linha lateral ou sejam céticos desportivos, os visitantes desta exposição vão gostar de descobrir as histórias de design que se encontram por trás do futebol. No Museu do Design em Londres até 29 de agosto.