quarta-feira, 19 de abril de 2023

Duas citações de Antero


«O Socialismo não é de hoje nem de ontem. Todos os grandes pensadores, desde Pitágoras e Platão, e Cristo e os Gracos, e os santos da primitiva Igreja e os fundadores das ordens monásticas, todos reclamaram contra a miséria e a desigualdade, em nome do direito natural e inalienável que todo o homem tem à vida, ao bem-estar, aos meios de desenvolver a sua atividade, trabalhando, á família, à instrução. A todos eles fez o espetáculo da injustiça saltar palavras de amargura e de indignação.»
Antero de Quental. In O que é a Internacional, 1871 [i. é 1872]


«Socialista para mim, não é economia política, nem "estatística que sabe fazer qualquer caixeiro". Para mim, Socialismo é ciência e filosofia social: inclui pois, com a economia, direito, história e moral, mas tudo isto fundido e filosofado de uma maneira sui generis, maneira positiva, prática, de organização, de governo, se quiser: alta política e não ciência pura. Este temperamento, que é o do verdadeiro político e do verdadeiro historiador, chamo-lhe eu Socialista.»
Antero de Quental, numa carta a Oliveira Martins, 26 fev. 1877

Antero de Quental, um dos fundadores do primeiro Partido Socialista Português (criado a 10 de janeiro de 1875, em Lisboa), nasceu fez ontem 181 anos.
O atual Partido Socialista foi fundado faz hoje 50 anos em Bad-Munstereifel (na então República Federal da Alemanha).

4 comentários:

  1. Um dos nossos Grandes, muito pouco lembrado hoje em dia: somos pródigos em esquecimentos 😢
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez digo que as Causas da decadência dos povos peninsulares nos últimos três séculos devia ser de leitura obrigatória no secundário.
    Bom dia para as duas.

    ResponderEliminar
  3. «Um génio que era um santo» de acordo com o texto que Eça escreveu para o In memoriam do seu amigo Antero.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar