As leituras de Miss Tolstoi:
Lisboa: Tinta da China, 2023
«Vou reler
Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. A Tinta da China acabou de o editar com um pref. de Abel Barros Baptista. Resolvi comprá-lo, apesar de ter uma ed. antiga. Um grande livro que vou certamente reler com muito prazer: do seu caixão Brás Cubas recorda a sua vida. 😁
«Estou a ler a biografia de Frida Kahlo da revista Visão. Já tinha uma da National Geographic. Nada de novo.»
2023
2020
Não poderei reler este livro de Machado de Assis no Metro porque começo-me a rir e tenho de fechar o livro. Já me aconteceu mais de uma vez as pessoas começarem a olhar para mim de esguelha: «Esta é tontinha!» Tontinhos são eles que não leem e não se divertem com estas maravilhas.
Boas escolhas de Miss Tolstoi, comme d'habitude. O meu preferido de Machado de Assis continua a ser o Dom Casmurro.
ResponderEliminarTb li recentemente a primeira biografia da Kahlo.
Bom sábado para as duas!
🌧☔️
Já aconteceu algumas vezes, rir-me quando leio nos transportes públicos. E, penso exactamente isso, que os outros se devem rir de mim e achar-me uma ave rara...
ResponderEliminarMas, normalmente leio pouco, pois não consigo concentrar-me devido ao barulho (conversas cruzadas, telemóveis,...).
Bom fim de semana!
Tenho uma coisa boa: podem estar grandes conversatas à minha volta que eu abstraio-me, tanto para ler como para trabalhar. Por isso gostava de estudar em cafés.
ResponderEliminarBom dia para as três.
Só consigo abstrair-me do ruído se estiver a ler jornais ou revistas; livros não consigo ler.
EliminarBoas leituras!
Uma sugestão (se me permite) a Miss Tolstoi: não se prive de rir onde quer que esteja e opte pela pedagogia - quando notar um olhar de soslaio, encare o olhante reprovador e pergunte-lhe algo do género "Machado de Assis é genial, não acha?". Vai passar o ónus do embaraço para a criatura e, possivelmente, suscitar-lhe a curiosidade para ler a obra...
ResponderEliminarSe bem entendi, o texto do riso é da autora do post e não de Miss Tolstoi - mas posso estar enganada...
EliminarDe qualquer modo, a sua sugestão é óptima.
Bom entardecer🌄
Bem visto, ptcorvo!
ResponderEliminarQual o interesse/objectivo de se ter um blogue inacessível aos leitores? Pergunto sem ironia.
Bom fim-de-semana:))
Uuupsss! Troquei os narradores! A culpa é desta prosa moderna, sinfónica, polissintática, em que se acumulam as vozes sem normatividade discursiva e o leitor, coitado, perde-se no paradiscurso!!!!
ResponderEliminarUm "reproche" muito veemente a MR!
Boa tarde a tod@s!
Sim, eu é que leio muito no Metro. As últimas risadas foram com algumas crónicas do Mário de Carvalho que, por acaso, tb utiliza transportes públicos.
ResponderEliminarSeria bom que eu tivesse lata de perguntar isso ao vizinho, sem me rir.
Boa noite para todos.
Isabel,
ResponderEliminarQuanto ao blogue inacessível, não sei.
Bj.
MR
ResponderEliminareu perguntava ao ptcorvo, porque fui ver o blogue dele, como faço muitas vezes quando ando por aqui (ou noutros blogues) a "bisbilhotar" e é privado (ou algo no género). Já me aconteceu com outros blogues. Deparo-me com blogues inacessíveis e pergunto-me porquê. Qual é o interesse de se ter um blogue que (pelo que me parece) só poucos têm acesso e não está aberto a todos os leitores da blogosfera?
Não perguntei por mal, apenas me intriga.
Boa noite. Continuação de bom fim-de-semana:))
Quanto ao de ptcorvo, não sei. Mas conheço duas ou três pessoas que têm blogues de trabalho.
ResponderEliminarBoa noite!
Boa noite, Isabel.
ResponderEliminarEste ptcorvo que por aqui passareia não tem nenhum blogue, público, privado ou em parceria público-privada. Nada! Nem tem facebook, nem Twitter (agora X), nem Instagram, nem TikTok, nem está presente em nenhuma rede social. É pássaro de arribação sem ninho virtual.
Agora que me desinquietou com a possível existência de um "ptcorvo" fajuto que se faz passar por mim na interné, fui pesquisar, mas também não encontro. Há um "corvo", um "as leituras do corvo", o "Corvo Dinis", um "Voo do Corvo" - mas garanto-lhe que nenhum tem relação com a minha pessoa. São corvos de outra estirpe...
Portanto, já sabe, se se deparar com um "ptcorvo" estabelecido, não se deixe enganar: só aqui no Prosimetron é que o autêntico, o genuíno ptcorvo atanaza a paciência de quem lê (e tenho contrato de exclusividade com MR, Produções Multimédia...).
Alvitro a hipótese de a Isabel ter feito confusão: se calhar, tentou ver o meu perfil no Blogger e apareceu-lhe uma prosa que diz «O perfil de Blogger que solicitou não pode ser apresentado. Muitos utilizadores de Blogger ainda não decidiram partilhar publicamente os seus perfis.»
ResponderEliminarOra, a questão é que eu não sou blogger (sou careca grisalho) e não partilho o meu perfil porque ele é o meu pior ângulo.
Portanto, comigo nada de blogs privados, embora em público até não seja má pessoa.
Boa noite!
MR
ResponderEliminarnunca tinha posto essa hipótese de ser um blogue de trabalho. Assim, claro, que não faz sentido estar aberto a todos.
Um bom domingo:))
AH!AH!AH!
ResponderEliminarptcorvo, não se preocupe que não vi nenhum blogue com o seu nome, o que aconteceu foi mesmo isso, apenas fui ao perfil (porque é assim que chego aos blogues, quando ando a "cuscar") e como sou um pouco apressada/distraída, nem me lembrei que era apenas o perfil.
Peço desculpa pela preocupação que lhe causei!
Um bom domingo:))
Ora essa, Isabel, não tem nada de que pedir desculpa!
ResponderEliminarDepois de uma ida às urgências cardiológicas e de doze horas de repouso induzidas a barbitúricos, estou completamente refeito!
Boa tarde!
Ah!Ah!Ah!
ResponderEliminarAh!Ah!Ah!
😂🤣😅
Boa noite!