sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Boa noite!

Uma «curiosidade» enviada por ptcorvo sobre dois filmes que vi e duas das canções que mais tenho ouvido ao longo dos anos.


«Em 1968 estreou-se em sala o filme The Thomas Crown Affair, realizado por Norman Jewison e interpretado por Steve McQueen e Faye Dunaway nos principais papéis. O principal tema musical do filme era uma jóia de canção, com música de Michel Legrand e letra do casal Alan e Marilyn Bergman, intitulada "The windmills of your mind" e interpretada por Noel Harrison (ganhou o Óscar para melhor canção original). 
«A canção tornou-se um standard, quer na versão inglesa, quer na versão francesa ("Les Moulins de mon cœur," com letra de Eddy Marnay), com covers sucessivos interpretados, entre outros, por Jose Feliciano, Dusty Springfield, o próprio Michel Legrand, Sting, etc., que, na minha opinião, nunca igualaram a “simplicidade em espiral” da versão original. 
«A curiosidade é que um desses covers (melhor dizendo, um decalque, uma vez que não tem variantes significativas) foi interpretado em início de carreira (1969) pelo nosso Fernando Tordo, numa interpretação que, não sendo de grande criatividade, não deixa de ser muitíssimo competente, reproduzindo a tal “espiral simples” do original. Portanto, não arriscou mas também não estragou (como noutras versões internacionais…) 
«Em complemento, assinalo que em 1999 foi feito um remake do filme (realização de John McTiernan; interpretação de Pierce Brosnan e Rene Russo), para o qual foram buscar, como música principal, o "Sinnerman", na interpretação de Nina Simone. À canção foram adicionados uns “taps” e a mesma foi sincronizada com uma cena de escadaria, resultando muitíssimo bem.»


4 comentários:

  1. Eu é que agradeço. 😉😂
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Também vi estes dois filmes mas se me perguntassem que canções faziam parte das suas bandas sonoras não o saberia dizer. Até diria que "The Windmills of your Mind" era de um filme de Pollack.
    Hoje a Nina Simone vai começar a girar cá em casa.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  3. As ocasiões são todas boas para ouvir Nina Simone.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar