Boston: Houghton Mifflin Company, 1975
Estive a vê-lo e gostei deste livro de Theodora FitzGibbon (1916-1991) que nasceu em Londres, tendo começado como modelo e atriz.
A Taste of London: Traditional Food enquadra as receitas na sua história e na história de Londres. É ilustrado com fotos de ruas, de festas, de vendedores ambulantes, cafés, lojas, etc. Muito interessante.
Café Royal, 1890
A especialidade deste café era «Backed Ham à la café Royal, with Cumberland Sauce» (p. 91):
Em 1952, foi contratada para escrever um livro de culinária, Cosmopolitan Cookery in an English Kitchen, a que se seguiram mais 25 livros, incluídos na coleção «A Taste of», coleção especializada na culinária de países, cidades ou regiões: A Taste of Ireland (1968), A Taste of Scotland, A Taste of West Country, A Taste of Wales, A Taste of the Sea, A Taste of Paris, A Taste of Rome, A Taste of Lake District, A Taste of Yorkshire...
Estes livros complementaram as receitas, dando-lhes um contexto geográfico, histórico e sociológico, acompanhado de fotografias e ilustrações.
É também autora de The Food of the Western World (1976), que demorou quinze anos a escrever e incluiu receitas de 34 países, e de Eat Well and Live Longer (1968).
Em 1987, Theodora FitzGibbon recebeu o Prémio Choucroute, primeiro prémio de jornalismo alimentar europeu, em Bona. Foi um dos membros fundadores da Irish Food Writers' Guild, tendo sido a sua primeira presidente.
Tanto este como o outro livro (do outro post) devem ser bem interessantes. Nem sempre tenho paciência para cozinhar, mas gosto muito de história da alimentação. Bom dia!
ResponderEliminarConcordo com a Margarida.
ResponderEliminarUm fds cheio de iguarias para as duas!
🥘🫕🥗🍰
Vamos lá a ver o que o domingo me reserva.
ResponderEliminarBom domingo para as duas.