Camilo Castelo Branco nasceu no n.º 9 da Rua da Rosa, em Lisboa, faz hoje 200 anos. A casa teve alterações em 1867, data estava inscrita na porta. No centenário do seu nascimento foi descerrada uma lápide no prédio, assinalando a efeméride.
O Jardim Camilo Castelo Branco foi inaugurado em 1927. No centro do jardim encontra-se uma estátua do escritor, da autoria de Costa Motta (segundo a Junta de Freguesia de Santo António) ou de António Duarte (de acordo com a CML). Entendam-se!!! A estátua, inaugurada em 25 de outubro de 1950, encontra-se no cruzamento da Av. Duque Loulé com a Rua Camilo Castelo Branco. Este topónimo foi atribuído, por deliberação camarária de 24 de julho de 1890, ao arruamento que ligava a Rua Alexandre Herculano à então Rua Fontes (a partir de 1902, Avenida Fontes Pereira de Melo).

Passei por essa estátua tantas vezes...
ResponderEliminarBom domingo!
(Parece que vem uma tempestade do sul...)
Maria,
EliminarAgora também são só tempestades...
Enquanto houver nomes... 😉
Estou quase a terminar um curso sobre Camilo Castelo Branco, o primeiro escritor profissional português. E bom escritor. Nunca vi essa estátua, ainda que possa ter passado por ela; está necessitada de limpeza. Podia a CML dar essa prenda ao escritor: limpar-lhe a frontaria.
ResponderEliminarInteressante! Resto de bom Domingo!
ResponderEliminarCasualidade? Hoje estive a arrumar livros e dei com dois da D. Quixote que nos deram como presente numas " Jornadas" sobre Camilo Castelo Branco , em edição bastante melhor das dos livros que tinha eu. Depois vi umas fotografias em Seide e em Braga. Fora uma atividade muito interessante. Devo ter visto a estátua , mas não lembro.
ResponderEliminarGosto do Camilo e sempre lembro a palavra " torna - viagem" .
Boa noite!
Camilo é um dos meus escritores. Bem podiam fazer um filme sobre a sua vida.
ResponderEliminarBoa noite para todas.
MR,
ResponderEliminarA vida de Camilo bem dava um filme! E que filme!
Ontem, ao longo de todo o dia, a RTP falou de Camilo. O quanto não vale fazer 200 anos... 😉
Bom dia e boa semana! 🌼🍀📚
Por acaso, a RTP comemorou bem o bicentenário de Camilo. Percebi que continua a ser lido e muito estudado, em Portugal e no Brasil.
EliminarBoa semana!