sexta-feira, 22 de maio de 2009

60 anos de uma nação: 1958


Cerca de seis milhões de alemães passam as suas férias no estrangeiro. A Itália, destino favorito, atrai pela proximidade geográfica, a culinária, a cultura, pelo bom tempo e pelas praias. No entanto, outros países, entre eles, a Grécia ou o Egipto, tornam-se cada vez mais procurados. De carro, comboio, barco ou de avião, os alemães consolidam a sua posição como campeões mundiais no turismo.
Elvis Presley pisa solo alemão em Bremerhaven a 1 de Outubro, onde é recebido por milhares de fãs. É destacado para o 32º regimento da 3ª divisão blindada americana em Friedberg (próximo de Frankfurt). Até completar o seu serviço militar em Março de 1960, vive em Bad Nauheim, juntamente com seu pai e sua avó. Durante a sua presença na Alemanha, conhece Priscilla, sua futura esposa.
Nikita Chruschtschow considera o estatuto actual da cidade de Berlim um absurdo. Acusa os Aliados ocidentais de terem quebrado os acordos da Conferência de Potsdam ao integrar a Alemanha Ocidental na Nato. Exige a retirada das tropas aliadas da zona ocidental dentro de seis meses, ameaçando com uma maior presença soviética na Alemanha Oriental.
Os Aliados ocidentais não cedem às exigências de Moscovo. O ultimato passa sem qualquer intervenção por parte da União Soviética. A crise de Berlim parece atenuada, está agendada uma conferência em Genebra em Maio do ano seguinte.


Imagens: Viagem à Itália; Elvis Presley; Nikita Chruschtschow

- CONTINUAÇÃO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA -

2 comentários:

  1. Interessantíssimo! Aguardarei até 2ª feira para ver o desenrolar dos acontecimentos.
    Bom fim-de-semana.
    A.R.

    ResponderEliminar
  2. Esta fotografia do Elvis é fantástica!
    A.R.

    ResponderEliminar