sábado, 18 de julho de 2009

Walter Cronkite (1916 - 2009)

Uma pequena homenagem a Walter Cronkite, símbolo de qualidade e credibilidade do jornalismo americano. Cronkite apresentou o CBS Evening News entre 1962 e 1981 e informou o mundo de momentos inesquecíveis da História Contemporânea, entre eles, do assassinato de JFK e da chegada do Homem à Lua. Morreu ontem aos 92 anos.

<

3 comentários:

  1. E dizem que os americanos acreditavam mais nele do que no próprio presidente.

    ResponderEliminar
  2. Utilizado em muitos filmes. Conhecia-o até mais dos filmes onde apareceu ( tal como décadas depois sucedeu com o Larry King até a CNN deixar de achar graça )do que propriamente da televisão.

    ResponderEliminar
  3. Carlos Pinto Coelho escreveu isto acerca da morte de Cronkite que me agradou:

    "Não entalava a sua opinião, explícita ou implícita, ao formular uma pergunta ao seu entrevistado. Evitava usar a palavra “eu”. Não confundia o entrevistado como se fosse um adversário, antes o confrontava somente com o vigor dos factos. Não era histriónico, não esbanjava gestos, geria as emoções pela voz. Era parco de adjectivos, não fazia editoriais nas introduções ou no termo das notícias. Articulava cuidadosamente as sílabas e fazia pausas correctas no fim de cada ideia. Não atropelava as notícias. O final de cada “pivot” era dito com energia, sem quebra de voz ou palavras sussurradas em suspiro. Praticava a arte dos silêncios sem prejudicar o ritmo. Impunha-se por uma dignidade austera. No seu discurso inteligente e simples não cabiam citações despropositadas ou cedências à tentação de ostentar a cultura que de facto possuía. Era humilde como só os sábios, cordial como só os fortes. E amava mais a sua profissão do que a sua imagem".

    http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=170685
    Atenção não leio a Bola nem jornais desportivos,se o fizesse tinha que ser o Record (SCP) :)
    A.R.

    ResponderEliminar