quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Anunciação

Um dos temas do Advento que admiro é a Anunciação. Escolhi a pintura de Lorenzo Lotto, um pintor da escola veneziana. O olhar, o movimento e o "sobressalto" da Virgem que Rainer Maria Rilke descreveu tão bem no livro "A Vida de Maria" motivaram esta escolha. Houve um outro pormenor que pesou: o ar assustado do gato perante a presença do Anjo.
x
Detalhe
Pinacoteca Comunale, Recanati, Itália

HEINRICH IGNAZ FRANZ VON BIBER (1644-1704), "The Rosary Sonatas", Sonata No. 1 for violin and basso continuo "The Annunciation"


6 comentários:

  1. Aqui está uma representação do gato como sinónimo do "mal"... o que foge perante a presença do "sagrado". Para muitos, ainda hoje, o gato pode ser o símbolo do próprio diabo. Hoje a festa da Anunciação é comemorada em 25 de Março (relacionada com a cronologia ficcionada do nascimento de Jesus) mas antigamente a festa da Anunciação era, efectivamente, a 18 de Dezembro, por isso haver ainda a sua presença nos textos lido na última semana do Advento.

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso das Sonatas do Rosário, de Biber.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Jad,
    Para a maioria das pessoas o gato é o sinónimo do mal e sempre foi associado a bruxas, por isso ao mal. E eu gosto tanto de gatos!

    Obrigada por esta explicação!
    Não sabia que a "Anunciação" era comemorada a 25 de Março, embora tenha conhecimento que o Natal não corresponde à data correcta.
    Ainda vou colocar outra por isso deixo já esta.
    Boa tarde! :)

    MR
    Fico contente por ter colocado o CD.
    Boa tarde!:)

    ResponderEliminar
  5. VI hoje escrito que actualmente a festa da Anunciação é a 19 de Março. Aqui fica a informação dado ter escrito a data de 25 de Março no primeiro comentário.

    ResponderEliminar