Um dos temas do Advento que admiro é a Anunciação. Escolhi a pintura de Lorenzo Lotto, um pintor da escola veneziana. O olhar, o movimento e o "sobressalto" da Virgem que Rainer Maria Rilke descreveu tão bem no livro "A Vida de Maria" motivaram esta escolha. Houve um outro pormenor que pesou: o ar assustado do gato perante a presença do Anjo.
x
Detalhe
HEINRICH IGNAZ FRANZ VON BIBER (1644-1704), "The Rosary Sonatas", Sonata No. 1 for violin and basso continuo "The Annunciation"
Aqui está uma representação do gato como sinónimo do "mal"... o que foge perante a presença do "sagrado". Para muitos, ainda hoje, o gato pode ser o símbolo do próprio diabo. Hoje a festa da Anunciação é comemorada em 25 de Março (relacionada com a cronologia ficcionada do nascimento de Jesus) mas antigamente a festa da Anunciação era, efectivamente, a 18 de Dezembro, por isso haver ainda a sua presença nos textos lido na última semana do Advento.
ResponderEliminarGosto imenso das Sonatas do Rosário, de Biber.
ResponderEliminarE como tal já pus o CD.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarJad,
ResponderEliminarPara a maioria das pessoas o gato é o sinónimo do mal e sempre foi associado a bruxas, por isso ao mal. E eu gosto tanto de gatos!
Obrigada por esta explicação!
Não sabia que a "Anunciação" era comemorada a 25 de Março, embora tenha conhecimento que o Natal não corresponde à data correcta.
Ainda vou colocar outra por isso deixo já esta.
Boa tarde! :)
MR
Fico contente por ter colocado o CD.
Boa tarde!:)
VI hoje escrito que actualmente a festa da Anunciação é a 19 de Março. Aqui fica a informação dado ter escrito a data de 25 de Março no primeiro comentário.
ResponderEliminar