Caminade Alexandre-François (1789-1862)
Retrato de Françoise-Marie de Bourbon, 1834
x
In: Les hommes jugés par les femmes / sel. Larcher, P.-J. Martin. Bruxelles: Hetzel, 1858, p. 33
La Pluie - Bailarinos: Celine Cassone e Gregory Batardon, Geneva Ballet (Switzertland) 2005. Coreografia de Annabelle Lopez Ochoa, Musica de J.S. Bach.
- Ricardo Araújo Pereira, Ao salvamento! Mercados e crianças primeiro, na Visão.
Infelizmente a label deveria ler: Lena Horne (1917-2010).
As Finanças puseram a leilão a livraria Sá da Costa, em Lisboa, por um valor base de 175 mil euros.
O fisco começou a aceitar no mês passado propostas para a conhecida livraria lisboeta que ocupa o rés-do-chão e o primeiro andar do número 100 da Rua Garrett, no Chiado, e o apuramento dos resultados terá lugar no dia 8 de Novembro.
A penhora da livraria (com as respectivas licença, alvará, direito ao arrendamento e trespasse "e todos os armários/prateleiras, existentes em todas as paredes do rés-do-chão do estabelecimento e que cobrem as mesmas em toda a sua extensão", como refere a notificação das Finanças) é mais um desenvolvimento no complicado processo que envolve a Sá da Costa, a editora e livraria de António Sá da Costa, e cuja gestão foi entregue em 2008 à Fundação Agostinho Fernandes (FAF), de Dinis e Sérgio Nazareth Fernandes, netos de Agostinho Fernandes, fundador das conservas Algarve Explorador e, em 1942, da Portugália Editora.
A aquisição da Sá da Costa pela FAF nunca chegou a concretizar-se, pois estava dependente da venda por Dinis Nazareth Fernandes dos terrenos de Matosinhos onde se encontram as antigas instalações da conserveira, o que nunca aconteceu. Dívidas à banca, ao Estado, a antigos colaboradores e a fornecedores afectam agora a empresa, que em Janeiro foi alvo de um pedido de insolvência, estando em causa, segundo o Jornal de Negócios, dívidas superiores a 130 mil euros.
O PÚBLICO tentou sem sucesso contactar a FAF e António Sá da Costa. As propostas pela livraria - que desde 1943 tem portas abertas na Rua Garrett, a zona comercial mais cara de Lisboa e onde o aluguer do metro quadrado está avaliado em 80 euros por mês, segundo a Cushman & Wakefield - podem ser entregues até 8 de Novembro.
(Público, 20 Out. 2010)
Estou a gostar bastante deste livro.
Lisboa : Bedeteca, 1998
Há anos, a Bedeteca de Lisboa dedicou-lhe uma exposição.