Olhares em vias de extinção
por FERREIRA FERNANDES
Mario De Biasi foi o grande repórter fotográfico do levantamento de
Budapeste, em 1956, mas foi outra foto sua que me ficou estampada na memória. De
Biasi é o autor da foto que teve o mesmo papel das alcachofras alla giudia, os
contos de amores difíceis de Italo Calvino e as cores velhas de Roma - o de
formar a minha ideia de Itália. Ele deu àquela foto um nome irónico: "Os
italianos voltam-se" (1954). Com uma exceção, a do homem com o jornal dobrado no
bolso, toda a multidão de homens não se volta (pelo menos, ainda): encara uma
mulher. Todos, o da lambreta, os que sorriem e os que a medem, o operário gingão
e o burguês engravatado, de barba cinzenta e cuidada, todos (mais de 20 capazes
de serem reconhecidos) olham-na de frente, a ver chegar a Dama de Branco. Ela
vai para eles. No centro da foto que lhe presta homenagem, ela, toda de branco,
sapatos, malinha de mão e vestido que, justo, lhe vem da meia perna, subindo,
coleante. As curvas, outra ironia, são também evocadas por uma tabuleta naquela
praça: "Zucca". Em italiano quer dizer melancia. Não sabemos se os italianos se
vão voltar; provavelmente, vão. E ela talvez goste do efeito que causa, há uma
satisfação sugerida pela inclinação da nuca. De Biasi morreu esta semana, em
tempos em que é raro o que aquela foto mostra. Caiu em desuso olhar assim e
gostar de ser olhada assim (e por algumas boas razões). Mas uma coisa é certa: o
objeto daqueles olhares é soberbo.
in DN on line, 29/5/2013
in DN on line, 29/5/2013
Só agora soube da morte de Mario De Biasi.
ResponderEliminarA foto que publica é execelente, muito reveladora dos anos 50.
A foto é um espanto e a crónica idem.
ResponderEliminarTambém não sabia que De Biasi tinha falecido. A foto - soberba de facto!
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