Casa Malhoa, atual Casa-Museu Dr Anastácio Gonçalves
«Acabo de visitar a oficina de José Malhoa, incluída na linda casa artística, de que ele é morador e o proprietário feliz, em uma das mais desafogadas e luminosas avenidas da nova Lisboa. [...]
«Ao centro da fachada, um grande arco envidraçado, por onde amplamente penetra a luz do atelier [...].
[...] trazendo à lembrança [...] as risonhas habitações de Claude Monet em França, de Leys na Bélgica ou de Sorolla em Madrid. [...]
Casa de Monet em Giverny
Casa Leys, em Antuérpia
Casa-Museu Sorolla, em Madrid
«Através de algumas dezenas de variadas composições desfilam nos quadros deste pintor quase todas as fases da vida dos campos e das casas rústicas do coração de Portugal: - a lavra, a sementeira, a monda, a ceifa, a debulha, a empa, a poda, a vindima, a pisa, a trasfega, a faina da eira e do lagar, os grandes acontecimentos domésticos, o batizado, a boda, o mortório, a matança do porco, a prova do azeite e do vinho novo [...].»
Ramalho Ortigão - «A pintura de Malhoa». In: Arte portuguesa. Lisboa: Livr. Clássica Ed., 1943, vol. 2, p. 219-220, 227-228.
José Malhoa - A sesta dos ceifeiros, 1909
José Malhoa - Clara, 1903
MNAC
José Malhoa - Manhã de Primavera, 1912
Também andei pelo Ramalho... mais para a Holanda...
ResponderEliminarBom dia.
Passei aí tantas vezes a caminho do Nimas, sempre achei a casa tão bonita, mas nunca cheguei a saber de quem era.
ResponderEliminarHá tempos vi um doc na tv sobre o José Malhoa (já ia a meio, só vi o interior) mas fiquei com a sensação que era "aquela casa bonita". E era!
A Clara é linda e esse lavar no rio poderia ser aqui no Ocreza.
Bom dia!
(tudo ainda molhado com a chuva da noite)
🐠🐠
APS,
ResponderEliminarBoas leituras!
Maria,
Veja aqui: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/museus-e-monumentos/rede-portuguesa/m/casa-museu-dr-anastacio-goncalves/
Bom dia para os dois.
Obrigada pelo link.
EliminarLembrei-me que o programa que vi era o Visita Guiada, dedicado à casa no todo e não apenas ao Malhoa. Também gosto do Silva Porto, cuja pintura conheci há muitos, muitos anos, no Museu Soares dos Reis, numa das minhas idas ao Porto.
Boa tarde!
🌅
A pintura de Malhoa não é das minhas preferidas, mas a casa onde viveu e que é hoje Casa-Museu Anastácio Gonçalves é de um primor delicado. Não sei como alguém pode ser infeliz em tal lugar.
ResponderEliminarUm belo excerto. Tenho que reler esta obra. Boa tarde!
ResponderEliminarDe vez em quando vou a este museu ver as obras de Silva Porto.
ResponderEliminarBoa noite!
Gosto cada vez mais de Malhoa por causa de pintar pessoas nos seus quotidianos.
ResponderEliminarBom dia para todas!