Em meados do século XV, toda a Europa descobre uma técnica de reprodução dos livros que vai revolucionar a sua difusão e modificar o acesso ao saber: a tipografia. A BnF traça a história da evolução da tipografia e os segredos do seu sucesso.
A exposição, que está patente na Biblioteca Nacional de França até 16 de julho, apresenta, pela primeira vez numa mesma expo, os seguintes tesouros das suas coleções: Bois Protat (final do século XIV ou início do XV), a mais antiga madeira gravada ocidental conhecida; o Jikji (Coreia, 1377), a obra mais antiga do mundo impressa a partir de caracteres tipográficos metálicos; e a Bíblia de Gutenberg (Alemanha, ca 1455), o primeiro grande impresso tipográfico europeu.
Ler mais aqui.
Muy interesante.
ResponderEliminarYo suelo decir que después de los descubrimientos médicos, la imprenta fue de los más importantes.
Bom dia!
Deve ser uma exposição magnífica!
ResponderEliminarBom dia e bom fim-de-semana!
Maria Luisa,
ResponderEliminarSem tipografia os conhecimentos médicos eram conhecidos de grupos restritos que podiam comunicar oralmente ou através de cópias escritas ou correspondência. A Medicina (ou qualquer outra Ciência) teria evoluído muito lentamente.
A tipografia foi mesmo uma descoberta fundamental para a Humanidade.
Bom sábado para as duas.
Uma descoberta que revolucionou o acesso ao conhecimento que, a pouco e pouco, foi ficando disponível para todos.
ResponderEliminarBom dia!
Sim . Depois de deixar o comentário estive a pensar isto mesmo, mas uma é lenta...
ResponderEliminarBom entardecer.
Abraços
Para MR:
ResponderEliminarCom base no vídeo do seu "post" cheguei a vários vídeos (1/8 a 8/8), no Youtube, da Universidade de Mainz, sobre os processos da imprensa bem como a expansão da tipografia pela Europa após 1450. A Universidade tem uma secção específica sobre a imprensa, manual, e a sua evolução ao longo da História. Os filmes são bons e com explicações em Inglês.
Maria Luisa: 😉😂
ResponderEliminarHMJ,
Obrigada pela informação. Já fui procurar. A Universidade até é Johannes Gutenberg. Amanhã vejo os vídeos.
Fica aqui o link para a parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=Q-Pk_KMRaAA.
Boa noite para as três.